Time do Lula: conheça os candidatos do PT no Rio Grande do Sul

Edegar Pretto para governador e Olívio Dutra para senador representam o partido na chapa majoritária, que se completa com Pedro Ruas (Psol)

Ricardo Stuckert

Edegar Pretto e Olívio Dutra com Lula - Foto: Ricardo Stuckert

Um dos Estados mais desenvolvidos do Brasil com o 4º maior PIB regional, o Rio Grande do Sul e seus 8,6 milhões de eleitores têm a oportunidade no próximo dia 2 de outubro de retomar um modelo de gestão cujo sucesso deixou marcas até hoje. O Modo Petista de Governar impresso pelo governo Olívio Dutra (1999 e 2002), marcado pelo Orçamento Participativo, se apresenta novamente ao povo gaúcho em duas possibilidades de voto: para governador, com o candidato Edegar Pretto, e para senador, com o próprio Olívio Dutra, quadro histórico do PT desde sua fundação, em 1980.

Para se ter uma ideia a importância que a participação popular tem para Edegar Pretto, o site de campanha apresenta não apenas um Plano de Governo elaborado por amplos setores da sociedade em todas as regiões do Estado como também convida, desde já, a cidadã e o cidadão a enviarem sugestões e comentários por meio de formulários direcionados a cada um dos sete grandes eixos.

LEIA MAIS: Edegar Pretto representa a força popular para governar o RS

Mais do que isso, a eleição de Olívio Dutra como senador deixará o PT com duas das três vagas de senador do Estado, ao lado de outro petista histórico, Paulo Paim, que está na metade do terceiro mandato — foi eleito pela primeira vez em 2002, junto com Lula, depois de quatro mandatos de deputado federal.

A história do PT no Rio Grande do Sul começou a ganhar relevo em 1989, quando Olívio foi eleito prefeito de Porto Alegre e colocou em prática pela primeira vez o Orçamento Participativo. A experiência foi tão bem-sucedida que a gestão da cidade se tornou referência nacional e resultou na eleição dos candidatos do PT nas três eleições seguintes — com Tarso Genro, Raul Pont e novamente Tarso.

LEIA MAIS: Candidato ao Senado, Olívio Dutra fortalece o Time do Lula

Compõe a chapa com Edegar Pretto e Olívio Dutra o candidato a vice-governador Pedro Ruas (Psol). A Frente da Esperança (Fé Brasil) reúne a Federação PT/PCdoB/PV e a Federação PSOL/Rede.

O PT do Rio Grande do Sul indicou 26 nomes para o cargo de deputado federal, 8 deles mulheres. São 31 vagas em disputa para a Câmara dos Deputados. Para ocupar as 55 vagas da Assembleia Legislativa do estado, o partido tem 48 candidaturas de deputados estaduais, sendo 17 mulheres.

LEIA MAIS: conheça o Time do Lula na região Sul

Confira abaixo a lista completa, com nomes e números, dos candidatos do Time do Lula no Estado do Rio Grande do Sul:

TIME DO LULA RIO GRANDE DO SUL

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast