Candidato ao Senado pelo RS, Olívio Dutra fortalece o Time do Lula

Liderança histórica do PT, que ajudou a fundar ao lado de Lula, o pai do Orçamento Participativo quer deixar sua marca com mandato coletivo no Senado

Ricardo Stuckert

Olívio Dutra com Lula

O Partido dos Trabalhadores tem como candidato a senador do Rio Grande do Sul uma de suas maiores lideranças: Olívio Dutra, que foi governador do Estado (1999-2002), prefeito de Porto Alegre (1989-1992) e ministro do Governo Lula (2003-2005), tem a missão de ajudar a levar à vitória o Time do Lula no Estado, que conta com o também petista Edegar Pretto como candidato a governador e Pedro Ruas candidato a vice-governador.

Aos 81 anos, o “Galo Missioneiro”, como é chamado pela pela militância gaúcha, iniciou a militância política nos anos 1970, quando era funcionário do Banrisul e se tornou presidente do sindicato da categoria em 1975. Comandou a greve geral de 1979 e acabou preso pela ditadura militar. É dos mais destacados membros fundadores do PT ao lado de Lula.

LEIA MAIS: Conheça o Time do Lula no Rio Grande do Sul

Em 1986, Olívio Dutra foi eleito deputado federal constituinte. Em 1988, venceu a eleição para a Prefeitura de Porto Alegre, contrariando todas as previsões, e transformou a gestão da cidade em referência nacional. Ele implantou um novo modelo de gestão baseado na consulta popular, o Orçamento Participativo, que deu voz à sociedade na escolha de prioridades do município. O sucesso foi tamanho que o PT elegeria os três próximos prefeitos da capital — Tarso Genro, Raul Pont e novamente Tarso.

“É fundamental que a sociedade seja ouvida e possa decidir naquilo que é fundamental na sua vida e de sua família. No Brasil, as leis são feitas de cima para baixo e o povo se transforma em mero objeto político. O que nós queremos é que ele seja o sujeito, o protagonista da história”, defende.

Eleito governador gaúcho em 1998, Olívio Dutra adotou o Orçamento Participativo no Estado, criou a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul e implantou os programas Primeiro Emprego, Agroindústria Familiar, Família Cidadã, Rede de Cooperação e Energia para Todos, numa gestão focada na redução da desigualdade e na garantia de direitos sociais da população. Com a eleição de Lula presidente em 2003, assumiu o Ministério das Cidades, pasta recém-criada.

Agora, com a mesma coragem e dedicação que marcaram a sua trajetória sindical e política, Olívio se dispõe a contribuir na reconstrução do Brasil com a implantação do projeto nacional defendido pela chapa Lula/Alckmin.

Ao aceitar a sua candidatura ao Senado, Olívio Dutra propôs um modelo ainda inédito de “mandato coletivo” de senador. “A candidatura não pode ser só do PT, mas dos partidos aliados ou mesmo de representantes dos movimentos sociais. Não somos donos da verdade, precisamos aprender e exercitar uns com os outros”, afirmou em entrevista recente à revista Carta Capital.

LEIA MAIS: Conheça o Time de Lula na Região Sul

No Rio Grande do Sul, o PT indicou 26 nomes para o cargo de deputado federal, 8 deles mulheres. A Câmara dos Deputados tem 31 vagas destinadas ao Estado. Para disputar as 55 vagas da Assembleia Legislativa, o partido tem 48 candidaturas, sendo 17 mulheres.

Confira abaixo a lista completa, com nomes e números, dos candidatos do Time do Lula no Estado do Rio Grande do Sul:

TIME DO LULA RIO GRANDE DO SUL