Time do Lula: conheça os candidatos e candidatas do PT no Ceará

Elmano de Freitas (PT) lidera a chapa como candidato a governador, ao lado de Jade Romero (MDB) vice e do ex-governador Camilo Santana (PT) senador

Ricardo Stuckert

Elmano de Freitas e Camilo Santana, o Time do Lula no Ceará

Estado conhecido como Terra da Luz por ter abolido a escravidão quatro anos antes da Lei Áurea, o Ceará tem tudo para manter a alforria do coronelismo conquistada há apenas 8 anos. Em duas gestões à frente do governo estadual, Camilo Santana deixou o governo em abril com 80% de aprovação para disputar o Senado. Agora, os quase 7 milhões de eleitores cearenses podem, além de eleger Camilo senador, dar continuidade aos avanços sociais e econômicos com Elmano de Freitas (PT), candidato do Time do Lula para governador do Ceará, que tem Jade Romero (MDB) como candidata a vice-governadora.

O Ceará é famoso pelo litoral exuberante e por ser berço de grandes talentos do humor nacional, mas também pelo potencial agrícola, industrial e educacional, sendo um destaque na pesquisa astronômica e geológica. As gestões de Camilo no governo pavimentaram o caminho do crescimento econômico aliado à inclusão social, com redução da desigualdade, fortalecimento da educação e projetos exemplares voltados à proteção da infância e à geração de emprego e renda com crédito a empreendedores.

LEIA MAIS: Time do Lula: conheça os candidatos do PT em todo o país

O candidato a governador Elmano de Freitas é advogado e filiado ao PT desde 1989, ano da primeira campanha presidencial de Lula. Natural de Baturité (CE), é filho de um agricultor e de uma professora. Na Prefeitura de Fortaleza, a capital do Estado, Elmano foi secretário de Educação (2011 e 2012) e coordenador do Orçamento Participativo na gestão da ex-prefeita Luizianne Lins (PT). Em 2012, foi candidato a prefeito, tendo chegado ao segundo turno.

Deputado estadual por dois mandatos consecutivos, cargo que exerce hoje, Elmano sempre priorizou em sua atuação na Assembleia Legislativa o desenvolvimento da educação e da saúde, além da defesa dos trabalhadores e das trabalhadoras.

A chapa tem como candidata a vice governadora a ex-secretária-executiva do Governo, Jade Romero (MDB). Formada em Gestão Pública e mestranda em Administração Pública, Jade sempre esteve envolvida em projetos sociais e ações voltadas para crianças e a juventude.

Completa o Time do Lula Camilo Santana. Agrônomo com mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente, foi superintendente do Ibama no Ceará, secretário do Desenvolvimento Agrário e secretário das Cidades do governo estadual, além de deputado estadual. Eleito governador em 2014, foi reeleito com quase 80% dos votos em 2018, mesmo índice de aprovação ao deixar o cargo para disputar o Senado.

LEIA MAIS: conheça os candidatos e as candidatas do PT no Nordeste

No Ceará, o PT tem 8 candidatos a deputado federal e 7 candidatas a deputada federal, disputando as 22 vagas do Estado na Câmara. Para deputado estadual, são 13 candidatos, e para deputada estadual, 10 candidatas, concorrendo às 46 cadeiras da Assembleia Legislativa.

Confira abaixo a lista completa com nomes e números dos candidatos do Time do Lula no Estado do Ceará:

TIME DO LULA NO CEARÁ