Tocantins: Anne Moura participa de Encontro Estadual das mulheres petista

O evento teve o intuito de debater sobre a participação e protagonismo  das mulheres nas eleições de 2022.

PT Tocantins

Representatividade das mulheres na política, eleições 2022, projeto Elas por Elas, Comitês Populares de Luta, mulheres na construção da candidatura do pré-candidato à presidência Lula, e, a governador Paulo Mourão, foram alguns dos temas de debate no Encontro de Mulheres Petistas  Tocantinenses.

O evento foi realizado nessa quarta-feira, 30 de março. Além da participação da secretária nacional de mulheres do PT, Anne Moura, a atividade contou com a presença da secretária de mulheres do PT-TO, Ana Cleia Gomes; vice-presidenta do PT Tocantins, Guanamar Soares; ex-secretária de mulheres do PT-TO, Rosimar Mendes; ex-deputado e pré-candidato do PT ao governo do Tocantins Paulo Mourão; deputado estadual e presidente do PT Tocantins, Zé Roberto; e a deputada estadual Amália Santana, entre outras lideranças.

A primeira mesa do evento foi marcada pelo debate da participação e  estratégias de ampliação de mais mulheres na política. Além disso, Anne Moura falou sobre o projeto Elas por Elas, que tem o intuito de impulsionar a participação das diversidades das mulheres petistas: Jovens, Negras, Campo, Água e Florestas e LBT´s.

“Sabemos que existe uma questão cultural sobre o fato de mulheres, pessoas negras e indígenas não serem vistas como legítimas para ocuparem espaços de poder. Quando pensamos nesses espaços, vem logo à cabeça, a figura do homem branco, cisgênero, de meia idade. Já está mais do que na hora de mudarmos isso, 2022 é o ano da esperança e de muita luta,” afirmou Anne.

Durante o debate, Ana Cleia Gomes disse que o encontro tem o objetivo de fortalecer as bases das mulheres de cada região do estado.

“A reunião das mulheres petistas tem alusão ao mês de março unificado, não diferente, unimos nossas companheiras para discutirmos nossas pautas: eleições de 2022, violência contra as mulheres, simbologia em prol de fortalecer nossa luta pelos nossos direitos”, pontuou a atual secretária estadual de mulheres.

Logo depois, a programação contou com mesa sobre a construção dos comitês populares de luta, criados para organizar a mobilização de todas as pessoas dispostas a contribuir para transformar a vida do povo brasileiro.

“É pelas mãos das mulheres que vamos eleger Lula e mais mulheres na política. Como muitas já falaram aqui, as mulheres são as melhores quando elas se propõem a fazer a luta”, enfatizou, a secretária estadual de movimentos populares do Partido dos Trabalhadores do Tocantins, Eutália Barbosa.

Já no período da noite, representantes de entidades, movimentos sociais, populares e sindicais, e de partidos políticos de esquerda, de todo o estado, fizeram parte do momento  “Mulheres com Lula e Paulo Mourão”, espaço de diálogo e apoio às pré-candidaturas.

Por fim, o evento empossou a nova secretária estadual e as novas integrantes do coletivo de mulheres do PT Tocantins.

Dandara Maria Barbosa, Agência Todas