Todos e todas às urnas para garantir comida na mesa, empregos e democracia

A favor da educação de qualidade, do acesso à saúde, da prosperidade, emprego e contra a fome, brasileiros e brasileiras voltam às urnas no domingo, dia 30

Lucas Silva

Lula: “Quem acredita na democracia, acredita no voto”. Foto: Lucas Silva

O retorno de um Brasil próspero, sem fome, sem miséria, com emprego, educação de qualidade, saúde, oportunidades e sem violência está próximo. E é com o direito ao voto que o povo brasileiro pode mudar a situação do país de Bolsonaro, que trouxe o Brasil de volta ao mapa da fome, ao desemprego em massa e à carestia sem fim.

Lula ressalta que “quem acredita na democracia, acredita no voto” e convoca a população a comparecer nas urnas no próximo dia 30 de outubro.

“O que eu quero é que as pessoas compareçam para votar. Quando eu vejo uma pessoa de 80 anos indo votar, é uma coisa muito legal. Porque acredita na democracia, acredita no voto, que pode melhorar. Você tem que ter esperança”.

LEIA MAIS: Conheça as propostas de Lula para gerar emprego e renda

Para Lula, a sociedade brasileira precisa se unir. Só com conversa e a participação de todos, o país será reconstruído. E é isso que representa a união dele com Geraldo Alckmin.

“Eu acho que vamos pegar o Brasil numa situação pior do que peguei em 2003. E nós precisamos consertar esse país e conversar com muita gente, muito empresário, para que a gente coloque todo mundo para salvar o país. E o Alckmin tem condições de conversar com um grupo de pessoas com quem eu não consigo conversar. Ele veio para ajudar. Está fazendo um trabalho extraordinário e eu tenho certeza de que nós somos a dupla que vai recuperar este país para o povo brasileiro voltar a sorrir.”

Antes, no entanto, é preciso vencer as eleições. E, para isso, duas coisas são fundamentais: que ninguém deixe de votar e que todos ajudem a combater a rede de mentiras que o bolsonarismo espalha.

LEIA MAIS: 13 motivos para Lula voltar a ser presidente do Brasil

Transporte público gratuito

O Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou as prefeituras e as empresas concessionárias a liberar o acesso gratuito ao transporte coletivo no segundo turno das Eleições 2022, no próximo dia 30 de outubro. O eleitor precisa se informar em seu município se haverá a gratuidade, que é voluntária.

A decisão do ministro Luís Roberto Barroso permite que as administrações municipais e as companhias de trem e metrô ofereçam o transporte de graça para que os eleitores possam votar, sem com isso correr o risco de serem acusadas de crime eleitoral ou de improbidade.

Para o ministro Barroso, a medida garante o direito constitucional da cidadã e cidadão brasileiro a votar.

“Fica reconhecido que os municípios podem, sem incorrer em qualquer forma de ilícito administrativo, civil, penal ou eleitoral, promover política pública de transporte gratuito no dia das eleições, em caráter geral e sem qualquer discriminação, como forma de garantir as condições materiais necessárias para o pleno exercício do sufrágio ativo por parte de todos os cidadãos”.

Como se preparar para votar em 30 de outubro

1. O primeiro passo é ver onde você vai votar. Você pode descobrir no site do TSE, clicando neste link aqui. Basta informar o nome, o CPF ou o número do título de eleitor; a data de nascimento; e o nome da mãe (ou marcar o quadrinho não consta).
  2. Agora que você sabe onde vai votar, tenha certeza de que você vai conseguir chegarlá. Se for preciso, converse com um amigo, um vizinho ou um parente para irem juntos. Só não pode deixar de ir.
  3. No dia da eleição, não precisa apresentar o título de eleitor, mas você develevar um documento com foto. Qualquer um dos documentos abaixo será aceito:

– e-Título (título de eleitor em meio digital. Se estiver sem foto, é necessário apresentar outro documento oficial com foto);

– Carteira de identidade;

– Identidade social;

– Passaporte;

– Carteira de categoria profissional reconhecida por lei;

– Certificado de reservista;

– Carteira de trabalho;

– Carteira nacional de habilitação.

1. Escolha seus candidatos e leve a sua colinha num papel. Não anote no celular, porque você não vai poder levar seu telefone para a cabine de votação
  2. Por fim, ajude seus conhecidosque podem ter alguma dificuldade. Tire as dúvidas deles, os ajude a fazer a colinha e, se possível, ofereça carona.