Tráfego de dados durante a Copa bate recordes

15 mil Km de fibras ópticas interligou os 12 estádios e agora servirão aos serviços de banda larga

Brazilian fans cheer as their national team runs onto the pitch before the group A World Cup soccer match between Brazil and Mexico at the Arena Castelao in Fortaleza, Brazil, Tuesday, June 17, 2014. (AP Photo/Eduardo Verdugo)

A Copa do Mundo disputada no Brasil totalizou 517 horas de transmissões entre jogos, treinos e entrevista de técnicos e jogadores, segundo o Ministério das Comunicações.

Uma rede de 15 mil quilômetros de fibras ópticas interligou os 12 estádios que receberam jogos do Mundial, além de outros locais oficiais do torneio. Essa infraestrutura suportou um volume de dados circulados de 166 terabytes.

A expectativa é que a rede de fibra óptica incorporada à infraestrutura da Telebras, como parte das redes metropolitanas, proporcione banda larga de alta velocidade a preços mais baixos, além de servir de base aos demais objetivos comerciais e sociais da empresa.

Foram instaladas 15.012 antenas de telefonia móvel. Destas, 3.274 foram colocadas dentro dos estádios, o que permitiu um tráfego de dados de 25 terabytes nas arenas. Durante as 64 partidas do Mundial, foram feitas 4,5 milhões de ligações telefônicas e enviadas 48,5 milhões de fotos.

De acordo com o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia (SindiTelebrasil), a final da Copa do Mundo de 2014, entre Alemanha e Argentina, no domingo (13.07), no Maracanã, bateu o recorde de envio de fotos pelos torcedores. As redes de telecomunicações instaladas pelas prestadoras registraram um volume de tráfego de dados equivalente a 2,6 milhões de fotos, com tamanho médio de 0,55 MB.

As interações nas redes sociais superaram os 3 bilhões, o que transformou a Copa do Mundo no Brasil no maior evento de redes sociais do planeta, de acordo com o ministro das Comunicações.

 

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do Portal Brasil

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast