Trajetória do ex-governador Waldir Pires é contada em biografia

Baiano, que também foi ministro durante o governo Lula e deputado federal, teve vida bastante ativa na política nacional

Facebook/Lula/Reprodução

Lula com Waldir Pires

No volume 1 da biografia de Waldir Pires, o escritor Emiliano José narra o início da carreira do político baiano, que faleceu em junho de 2018 aos 91 anos de idade.

Sua infância, sua juventude, o ingresso na vida públi­ca, os primeiros mandatos parlamentares, a candidatura a gover­nador em 1962, a participação no governo João Goulart estão entre as histórias contadas na obra.

O livro também narra últimas horas dele e de Darcy Ribeiro antes do golpe militar de 1964, o longo exílio com a família no Uruguai e depois na França e o retorno ao brasil em 1970.

Além de deputado federal e governador da Bahia, Pires foi ministro-chefe da Controladora-Geral da União e da Defesa nos governos Lula. Em 2003, Pires iniciou a implantação do moderno sistema de controle e transparência dos gastos públicos, do qual o país dispõe hoje, e considerado um dos melhores do mundo.

Já na casa dos 90 anos de idade, Waldir participou ativamente da campanha em defesa do presidente Lula contra a perseguição da Lava Jato.

Da Redação da Agência PT de Notícias

 

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast