Transição: Veja quem são as lideranças petistas no grupo temático da Saúde

Humberto Costa, Alexandre Padilha e Arthur Chioro, que foram titulares da pasta durante os governos petistas de Lula e Dilma, estão entre os convidados

Humberto Costa, Alexandre Padilha e Arthur Chioro, ex-ministros da Saúde no grupo de transição

O Gabinete de Transição Governamental anunciou nesta quarta-feira (16) os integrantes dos grupos temáticos restantes para os trabalhos de transição para o futuro Governo Lula. Entre os 16 grupos anunciados está o da Saúde que será formado por Alexandre Padilha, Arthur Chioro, Humberto Costa, José Gomes Temporão, Fernando Pigatto, Lucia Souto, Ludhmila Hajjar, Maria do Socorro de Souza, Miguel Srougi, Nísia Trindade Lima, Regina Fátima Feio Barroso e Roberto Kalil Filho.

Fazem parte desse grupo os ex-ministros de Saúde dos governos petistas Humberto Costa, Alexandre Padilha, Arthur Chioro e José Gomes Temporão.

Humberto Costa é senador pelo PT em seu segundo mandato por Pernambuco. Médico e jornalista, ele é pós-graduado em medicina geral comunitária, clínica medida e psiquiatria. Também é jornalista formado pela UNICAP. Humberto passou por importantes cargos públicos e políticos em sua trajetória, tendo sido ministro da Saúde de 2003 a 2005, no Governo Lula, onde criou programas como o Farmácia Popular, o SAMU e o Brasil Sorridente.

Alexandre Padilha, médico infectologista, é deputado federal reeleito em 2022 pelo PT-SP. Em 2004, no Governo Lula, ele assumiu como diretor de Saúde Indígena da Funasa. Em 2005 foi para a Secretaria de Relações Institucionais (SAF) permanecendo até 2010.  Em 2011, no Governo Dilma, ele assumiu o Ministério da Saúde onde ficou até 2014. Na gestão petista de Fernando Haddad na prefeitura de São Paulo, Padilha foi secretário municipal de Saúde de 2015 a 2016.

Arthur Chioro é médico sanitarista e professor universitário. Foi secretário municipal de Saúde em São Bernardo do Campo (SP) e assumiu como ministro da Saúde no período de 2014 a 2015, no segundo mandato da presidenta Dilma Rousseff. Arthur Chioro atualmente é professor do Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

O Gabinete de Transição Governamental é coordenado pelo vice-presidente eleito Geraldo Alckmin e tem Conselho Político e 32 Grupos Técnicos divididos por temas, que terão a função de debater, reunir dados e apresentar propostas para o próximo governo do presidente Lula.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast