TRE-RJ barra candidatura ficha suja de César Maia ao Senado

Maia vai recorrer ao TSE e, por isso, pode continuar a fazer campanha

Cesar Maia (DEM), ex-prefeito do Rio de Janeiro, teve a candidatura ao Senado indeferida na noite de segunda-feira (18) pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), por ter sido enquadrado na Lei da Ficha Limpa. Ele foi condenado por uso de dinheiro público para financiar a construção da Igreja de São Jorge, no bairro de Santa Cruz, no Rio de Janeiro. Os suplentes na chapa de Cesar Maia, Ronaldo Cezar Coelho (PSD) e Jorge Coutinho (PMDB), tiveram as candidaturas indeferidas por problemas na documentação.

No julgamento, o TRE-RJ também indeferiu por improbidade administrativa as candidaturas a deputada federal da ex-prefeita de São Gonçalo, Maria Aparecida Panisset (PDT ), e do ex-prefeito de Macaé, Riverton Mussi (PMDB), a deputado estadual. Os 14 processos de registros de candidatura que faltam ser julgados serão analisados na quarta-feira (20) a partir das 18h.

Também pela Lei da Ficha Limpa, foi impedida a candidatura à reeleição do deputado federal Paulo Feijó (PR), envolvido com a Máfia dos Sanguessugas, esquema descoberto em 2006 que desviava dinheiro público para a compra de ambulâncias.

Ao todo, na sessão de hoje, foram indeferidos 43 pedidos de registro. Caso recorram ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), todos podem continuar a fazer propaganda eleitoral até o julgamento definitivo em Brasília.

Maia foi prefeito entre 1993 e 1996 e depois cumpriu dois mandatos entre 2001 e 2008. Em 2012 foi eleito vereador.

A assessoria de César Maia informou que “nada muda” na disputa eleitoral, pois  “a posição de 3 x 1 [dos votos] do TRE vai ao TSE que é quem avalia e define [a candidatura]”.  A nota ressalta que “o TSE já decidiu casos idênticos entendendo de outra maneira”. O candidato ao Senado informa que continuará em campanha.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações da Agência Brasil

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast