TSE registra 25 detenções e 582 substituições de urnas eletrônicas

Em alguns estados há lentidão no processo de votação por problemas na biometria

As primeiras horas de votação transcorrem de forma tranquila no País, mas ainda lenta em alguns estados. É o que mostra o primeiro balanço parcial de ocorrências divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na manhã deste domingo (5).

Até o momento, 582 urnas eletrônicas precisaram ser substituídas e 25 pessoas foram detidas por cometer crime eleitoral; e foram registradas 51 ocorrências envolvendo candidatos, quatro resultaram em prisão, sendo três no Rio de Janeiro e uma na Paraíba. Candidatos também foram detidos. Um por fazer propaganda ilegal, dois por corrupção eleitoral e o outro não teve o motivo informado.

A Justiça Eleitoral registrou ainda 167 ocorrências com eleitores, com 25 prisões. Entre eles, nove pessoas foram presas por fazer “boca de urna”, duas por suspeita de compra de votos e quatro por divulgação de propaganda. Outras cinco foram detidas por utilizar alto-falantes, uma por acusada de transportar eleitores ilegalmente e quatro por outros motivos.

Urnas – Os estados do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul foram os locais onde mais urnas precisaram ser substituídas até agora. Ao todo, 221 urnas destes locais apresentaram problemas técnicos e foram trocadas. São Paulo, o maior colégio eleitoral do Brasil, precisou substituir 64 urnas eletrônicas. Em Minas, segundo maior colégio eleitoral, apenas duas urnas apresentaram problemas. Foram disponibilizadas 60,6 mil urnas eletrônicas sobressalentes, para atender a este tipo de situação. Ao todo, foram enviadas para todo o Brasil 530 mil urnas eletrônicas. Somente uma seção eleitoral tem votação acontecendo de forma manual, com uso de cédulas de papel, no município de Santo Antônio, no Rio Grande do Norte.

Maranhão – O estado registrou até agora as ocorrências mais graves. Logo no início da votação, quatro urnas foram danificadas e incendiadas por vândalos. As ações ocorreram em dois colégios do bairro de Cidade Olímpia, na periferia da capital São Luís. Todas as urnas já foram substituídas e a Polícia Civil apura o caso.

Por Flávia Umpierre,  da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast