TVPT Elas Por Elas | Conheça a trajetória do movimento lésbico no Brasil

Dos primeiros coletivos à elaboração de políticas públicas, militantes históricas dão visibilidade a essa história que é pouco conhecida em nosso país

Da Redação, Agência Todas

A trajetória da luta lésbica no Brasil foi tema do programa Elas Por Elas na TVPT, nesta quinta-feira, 27. Comandado por Nádia Garcia, diretora nacional LGBT e de Combate ao Racismo da Juventude do PT e coordenadora nacional do Coletivo ParaTodas, a transmissão contou com militantes históricas do movimento lésbico brasileiro:

Alice Oliveira, fundadora do Somos, primeira organização LGBT do Brasil da década de 1970, e fundadora do PT; Rivânia Rodrigues, do movimento negro e LGBT, primeira mulher em Pernambuco a assumir um Organismo de políticas públicas para LGBT; Mitchelle Meira, primeira coordenadora nacional da Política LGBT no governo Lula; Rosângela Castro, movimento LGBT e uma das primeiras lésbicas a debater a questão das IST, HIV/Aids; e Janaína Oliveira, secretária nacional LGBT do PT.

Alice abriu as participações contando a história da fundação do Somos que nasceu, a princípio, em conjunto com os gays, nos anos 70. No entanto, já nas primeiras reuniões, as lésbicas sentiram o impacto da sociedade machista, patriarcal e sexista — e identificaram que não havia espaço para fazer debates sobre as especificidades das mulheres lésbicas.

Diante dessa constatação, elas começaram a se reunir à parte em um coletivo chamado “Facção Lésbica Feminista” que tinha como principal enlace o combate ao machismo.

“Quando tinha as discussões mais amplas, sempre tinha situações que as lésbicas se sentiam oprimidas. A facção caminhou para o rompimento, então nasce o Grupo de Afirmação Lésbico-Feminista”, relatou Alice.

Quando esse grupo foi formado, no início dos anos 80, estava em processo de formação o primeiro Encontro Brasileiro de Homossexuais. Nesse período, vários grupos com a temática de diversidade sexual surgiram no Brasil e com isso as lésbicas.

“Marisa Fernandes, Miriam Martinho, Rosely Roth. A nossa história não pode se perder. É o alicerce desse movimento. Se existe hoje é porque nasceu lá atrás”, pontuou a fundadora do Somos.

Rosely Roth, por exemplo, foi a primeira lésbica a ir a um programa de TV, da Hebe Camargo, e também foi uma das responsáveis pelo evento que marcou o dia 19 de agosto no calendário de luta das lésbicas

Segundo Alice, os homens gays chegavam a impedir a fala das lésbicas que já tinham pouca representatividade dentro do movimento.

 

Em relação às reivindicações principais, a também fundadora do PT disse que nada mudou substancialmente em termos de pauta, no entanto, a escalada da violência tem aumentado significativamente.

Rosângela Castro levanta uma característica agravante no movimento LGBT (que ainda não trabalhava com essas siglas) no mesmo período, entre anos 70 e 80.

” O movimento foi tomado por pessoas brancas e de classe média. Onde nós estávamos, negros e negras? Estávamos juntas, mas não éramos vistas como parceiras. Até porque naquela época muitos de nós nem sabíamos que éramos negros e negras. Tinha duas invisibilidades: orientação sexual e racial, inclusive dentro do próprio movimento feminista”, salientou Rosângela.

Ela detalhou que a maior parte das companheiras do movimento feminista eram lésbicas, no entanto a orientação sexual delas não era o motivo do ativismo — “o ativismo entrava tudo menos a questão da orientação sexual”, ressaltou Rosângela.

O protagonismo das mulheres negras em pautar a questão lésbica como ponto central foi importante para o avanço dessa temática dentro do movimento LGBT.

“A gente vivia o tempo falando e parecia até que a gente estava acusando elas [do movimento feminista] de serem lésbicas” Rosângela Castro.

No final dos anos 80, Rosângela revela um ponto de virada importante. A caminha de homossexuais do Quizomba, no Rio de Janeiro. Ela e algumas companheiras foram às ruas para se colocarem enquanto lésbicas e chegaram a ser criticadas até por próprios membros do movimento, que diziam não ser necessário “expor a vida íntima”.

“Botamos a cara preta e lésbica na rua pra dizer: sim, nós existimos”.

A partir da determinação de companheiras lésbicas, os gays passaram a entender que era uma reivindicação importante. E, no 8 Encontro Brasileiro de Homossexuais, em Curitiba, eles já incluíram “e Lésbicas” no nome  e passaram a abrir um pouco mais de espaço. De lá pra cá, é o que começa a se formar as letrinhas — LGBTQIA+.

1993 – A primeira Parada de homossexuais no Brasil. “Nós, as lésbicas, estávamos em 19 pessoas. A gente foi agredida inclusive fisicamente, jogavam cerveja na gente, a LGBTfobia já aparecia”, Rosângela Castro.

1994 – Ações isoladas

1995 – O Brasil sedia a 17 CILGA Conferência Internacional de Gays e Lésbicas. O mundo estava no Rio estava debatendo essa pauta. As mulheres sofreram muita lesbofobia nesse evento. Foi quando as mulheres negras deram o primeiro passo para a construção de um coletivo de lésbicas.

1996 – SENALE – Seminário Nacional de Lésbicas, também organizado por lésbicas negras, pensado e organizado pelo coletivo lésbicas do Rio e “Coisas de Mulher” com nomes como Neusa Pereira, Bete Calvério, Rosângela Castro. Nesse evento, foram 101 pessoas na lista de presença. Mas a organização relata ter tido dezenas a mais, porque nem todas se sentiam livres para assinar uma lista de um evento como esse.

No I GayGames, os espaços estavam fechados para as lésbicas. Mas não deixamos barato. Não dá pra falar da questão de juventude sem falar de Daniele Duarte, primeira jovem negra a mostrar a cara e falar sobre o tema.

2002 – 2005 Surge a rede Afro.

2006 – Rede Nacional de Lésbicas Negras

2007 – Rede Candaces

“Nós precisávamos mostrar a nossa cara preta no espaço branco. E até hoje nós passamos por questões de enfrentamento ao racismo diariamente”, Rosângela Castro.

 

Políticas Públicas e Igualdade Racial

Mitchelle Meira foi a primeira coordenadora nacional da Política LGBT no governo Lula que deu início à batalha incansável de ampliar o acesso a direitos fundamentais para a população LGBT. Ela relatou que o combate à violência e discriminação foram o primeiro passo estratégico adotado para a elaboração das políticas públicas. A partir daí, diversas outras abordagens interseccionais foram sendo incorporadas como as questões envolvendo saúde, educação, desenvolvimento econômico, orçamento participativo, dentre outros.

De destaque, o envolvimento de Meirelúcia Mesquista, coordenadora do GT da Saúde da Mulher Lésbica, que deu início à  capacitação dos profissionais do serviço social da Secretaria de Assistência “isso causou um incômodo — como se a gente estivesse privilegiando uma categoria”, relembrou Mitchelle.

Ela reforça os desafios que a mulher lésbica enfrenta quando ocupa espaços de gestão e coordenação, por exemplo, que antes eram ocupados apenas por homens gays e cis. “A nossa capacidade técnica é sempre colocada em dúvida, reforçando um sentimento de não pertencimento das lésbicas à sociedade”, apontou Mitchelle.

Na mesma linha, Rivânia do movimento negro e LGBT, primeira mulher em Pernambuco a assumir um organismo de políticas públicas para LGBT, reforçou os desafios colocados por Mitchelle e salientou as dificuldades em dar visibilidade às questões raciais, mesmo em um contexto de avanços.

“Hoje, avançamos nos processos do movimento de lésbica, mas lá atrás a gente sofreu com as lésbicas brancas. E nós ocupamos esse lugar lá dentro, porque nos organizamos enquanto lésbicas negras para visibilizar, inclusive, nossas pautas espirituais e religiosas”, apontou Rivânia.

A tarefa de ocupar espaços de poder, em qualquer esfera, não é uma tarefa fácil — ainda mais quando se trata de mulheres lésbicas e mulheres negras. Foi sobre esse olhar que Janaína Oliveira pontuou os desafios das lésbicas na ocupação de espaços públicos.

Segundo Janaína, há uma concepção geral de que as dores compartilhadas por uma mulher lésbica e negra são as mesmas as de uma mulher branca. No entanto, não é dessa forma que acontece. E essa “pasteurização” das dores pode levar a incompreensões e até cerceamento do direito de fala e das formas de ocupação de espaço. “Ser uma mulher preta em um espaço não é a mesma coisa que ser uma mulher branca no mesmo espaço.  As dores não serão as mesmas e, com certeza, os impactos não são os mesmos”, refletiu Janaína.

“Às vezes, a gente acha que é melhor pedir para o outro, ou a outra, a pacificidade na fala. Quando, na verdade, você está reforçando estereótipos e associando pra nós [mulheres negras] a obrigação de dizer: “por favor, você pode nos dar licença para ocupar esse espaço”.

Precisamos compreender isso e nos colocar do outro, e isso significa entender que ele não vive os mesmos benefícios que você vive, finalizou Janaína.

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast