TVPT Elas Por Elas | Programa debate a realidade das mulheres encarceradas

Babiy Querino passou pelo sistema carcerário injustamente e hoje coordena a campanha “Vidas Carcerárias Importam” voltada para as mulheres. Conheça.

Nessa quinta-feira, 20, o programa TVPT Elas Por Elas debateu ações de solidariedade voltada para a população carcerária feminina. Anne Moura, secretária nacional de mulheres do PT, recebeu Babiy Querino, artista e dançarina, que coordena a campanha “Vidas Carcerárias Importam”.

O projeto de Babiy começou com distribuição de kits de higiene para as mulheres encarceradas — que são invisibilizadas pela sociedade tanto quando entram no sistema penitenciário, mas também quando saem. Com a pandemia, o alto déficit da taxa de ocupação das cadeias — que já trazia problemas respiratórios, mesmo antes do Coronavírus — agravou a situação da população carcerária. Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça, mais de 15 mil presos foram diagnosticados com Covid-19.

Presa injustamente por racismo estrutural, Babiy Querino passou um ano e oito meses na prisão até conseguir fazer valer as provas que existiam desde o início do processo, mas foram ignoradas pelo sistema judiciário. A partir dessa vivência na prisão, a artista constatou que o debate sobre racismo ainda precisa avançar bastante para chegar nas bases sociais.

“Nas penitenciárias por onde passei, a maior parte das mulheres eram negras e periféricas, mas não se reconheciam como negras. A maior parte foi presa por conta do marido ou de busca por meios de sobrevivência dela e da família. E também havia muitas mulheres presas injustamente. Só que o caso delas não teve a mesma visibilidade que o meu. Então elas me perguntavam muito ‘o que você fez pra ter tanta repercussão’. Nem eu sabia. Foram minhas amigas que batalharam muito para o caso ter visibilidade”, relatou Babiy Querino.

A atuação solidária da campanha “Vidas Carcerárias Importam” já existia mesmo antes da pandemia do Coronavírus. No entanto, com o alto nível de contágio dentro das prisões, a urgência pela distribuição de kits de higiene e produtos sanitários se tornou ainda mais latente. A Penitenciária do Estado de S. Paulo, em Santana, é a maior cadeia feminina da América Latina. Com o decreto de quarentena, as visitas foram canceladas, o jumbo presencial foi cancelado e permitido apenas via Sedex. No entanto, nem todas as famílias tem condições financeiras de arcar com o custo do envio.

“O feminismo não pode ir até o próprio espelho em que bate a imagem, você se olha e diz ‘sou uma grande feminista’. É preciso ir além e travar batalhas em defesa de todas as mulheres, inclusive daquelas que estão esquecidas no sistema carcerário”, Anne Moura, secretária nacional de mulheres do PT.

Babiy explica que a sociedade aparenta ter avançado bastante em alguns aspectos, no entanto quando se trata de racismo, sistema carcerário e moradia, o retrocesso é absurdo. “Uma pessoa encarcerada é responsabilidade do Estado e, na maioria das vezes, não se garante nem o mínimo como se proteger do frio, por exemplo”, denuncia.

Às candidatas à eleição desse ano, Querino apontou os principais pontos que precisam ser elaborados, acompanhados e fiscalizados por futuras governantes tais como — a aceleração do processo judicial, sem perder o cuidado e o zelo com as provas; as condições sanitárias e de higiene das cadeias; o acesso a remédios, roupas e agasalhos de forma frequente; e o perfil social daqueles que definem e sentenciam o destino das pessoas.

 

A campanha “Vidas Carcerárias Importam” atende o Brasil inteiro.

> Quem consegue se locomover sem risco e consegue levar doações (sabonete, sabão em pó, detergente, desodorante transparente, aparelho para barbear, absorvente, pasta de dente, coberta, caixa de papelão, papel craft, fitas adesivas) na zona sul e na zona leste de São Paulo.

> Quantias em dinheiro – consegue comprar o que falta nos kits e fazer o envio do Sedex.

Pontos de arrecadação
Biblioteca Comunitária Assata Shakur – Rua Chaberá, 190, Vila Formosa, zona leste

Bloco do Beco – Rua Bento Barroso Pereira, 2, Jardim Ibirapuera, zona sul

Doações em dinheiro
Banco: Caixa Econômica Federal
Agência: 4557
Operação: 013 (poupança)
Conta: 00009609-3
Bárbara Querino Oliveira
CPF: 467.401.758-02
Contato: [email protected] / Instagram

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast