Vamos ter uma grande Olimpíada, garante Dilma

Para a presidenta, o sucesso dos Jogos Olímpicos Rio 2016 será medido pela eficiência na organização e pela capacidade do País de aproveitar as oportunidades que se abrem, principalmente no turismo

Foto: Lula Marques/Agência PT

A 303 dias para do início dos Jogos Olímpicos Rio 2016, a presidenta Dilma Rousseff participou da cerimônia do Ano Olímpico para o Turismo, nesta quarta-feira (7), em Brasília (DF). O evento é marco na preparação do Brasil para as Olimpíadas.

Para Dilma, o Ano Olímpico marca a consolidação do Brasil como destino turístico. “Temos tudo aquilo que um povo pode oferecer, como belezas naturais e infraestrutura de qualidade. Nós também temos um povo muito especial, caloroso e capaz de grandes gestos”, enfatizou.

“De fato, vamos ter uma grande Olimpíada. O sucesso dos Jogos Olímpicos será medido pela organização que tenho certeza que será impecável. Será medido pelo número de medalhas e nossos atletas estão se preparando com afinco. Será medido ainda pela nossa capacidade de aproveitar as oportunidades que se abrem ao País por ser sede dos Jogos, e aí entra o Turismo como a atividade que pode mais ganhar com as Olimpíadas”, destacou Dilma.

A presidenta fez referência à preparação do Brasil para a Copa do Mundo de 2014. “Na Copa, ganhamos todas as competições fora dos estádios. Ganhamos a competição de aeroportos bem estruturados, da segurança, de estádios prontos e da mobilidade”, lembrou.

Segundo Dilma, o Brasil deve abraçar desde já a tarefa de receber turistas estrangeiros. “Toda a experiência que tivemos na Copa nos anima muito. Na Copa, 95% dos estrangeiros que vieram aqui manifestaram intensão de voltar. Isso é uma inequívoca demonstração da nossa hospitalidade e da importância de eventos desse porte para o Brasil”.

Ao falar das Paralimpíadas, a presidenta ressaltou que o País tem sido destaque nas competições paraolímpicas.

“Nós temos sidos tradicionalmente grande nessas competições e nossos atletas paralímpicos têm mostrado que é possível para as pessoas com deficiência viver sem limites”, enfatizou.

Turismo – Dilma também destacou que a ação turística precisa ser extremamente dedica nesse período e que o Rio de Janeiro, sede dos Jogos Olímpicos, será a porta de entrada para que os turistas conheçam outras partes do País.

“Vamos poder atrair turistas para outros destinos no Brasil, durante e sobretudo depois dos Jogos”, ressaltou.

Segundo Dilma, a passagem da Tocha Olímpica por 300 municípios brasileiros em 100 dias permitirá “que mostremos ao mundo as belezas naturais e a diversidade cultural do nosso País”.

“Se tem algo que transforma um país num atrativo e destino são os Jogos Olímpicos. Para nós, essa é uma forte consciência: o mundo vai se dirigir ao Brasil no próximo ano”, afirmou a presidenta.

“Quando somos crianças, nos maravilhamos com muitas coisas. Quando ficamos adultos, nos maravilhamos com o Turismo”, disse a presidenta.

Dilma ressaltou que o Brasil passou por uma mudança estrutural nos últimos 13 anos que, entre outras coisas, elevou a demanda nos aeroportos. “Agora, as pessoas que antes não tinham aceso à avião passaram a ter. Temos uma imensa quantidade de passageiros que passaram a transitar nos aeroportos brasileiros. Eu tenho certeza que isso mostra de forma clara a melhoria da distribuição de renda que acontece em nosso País”.

A presidenta garantiu que o Brasil é hoje “mais robusto, tem mais flexibilidade e resiliência que em qualquer outro momento de crise anterior”. E que a atividade turística também é uma forma de melhorar o otimismo do povo brasileiro.

“Queremos também que o Brasil se torne um destino turístico para os 200 milhões de habitantes”, afirmou.

A cerimônia do Ano Olímpico para o Turismo contou ainda com as participações do vice-presidente Michel Temer, dos ministros do Turismo, Henrique Eduardo Alves e do Esporte, George Hilton, além do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast