Vitória: Coser investirá em inovação para combater instabilidade econômica

Ex-prefeito da capital capixaba, o candidato do PT vai priorizar investimentos em conhecimento para deter diminuição da atividade econômica e ampliar geração de emprego

Site do PT

Vitória é a cidade mais rica do Espírito Santo e possui um dos maiores Produto Interno Bruto (PIB) per capita do Brasil. Porém, dados mais recentes apontam para a perda de relevância econômica do município, diante da contínua diminuição de atividades portuárias e de serviços industriais. A pandemia do novo coronavírus também contribuiu para piorar a situação, como ocorreu em todo o país. Mas, apesar disso, a cidade ainda apresenta uma concentração de empregos mais estáveis advindos do setor público, bem como um cenário de remuneração média acima das capitais do país.

João Coser, candidato petista à prefeitura da capital capixaba e que já governou a cidade por dois mandatos consecutivos (2005-2013), analisa com bastante atenção o atual cenário econômico e entende que é necessário que a política municipal crie condições para a geração de trabalho e renda, além de contribuir para reduzir as diferenças econômicas e os impactos sociais.

“Vitória, desde 2011, vem apresentando um desempenho econômico instável e vêm diminuindo sua geração de riqueza, como consequência das transformações econômicas nos contextos estadual, nacional e internacional. Com a pandemia este quadro se agravou. Assim, precisaremos atuar em programas para recuperação da economia da cidade e de apoio aos trabalhadores e trabalhadoras que perderam emprego e renda”, avalia Coser.

Investimento em conhecimento

Um dos programas propostos por João Coser é o “Território da Inovação”, que envolverá organizações produtoras de conhecimento, empresas aceleradoras de novos negócios, além de profissionais qualificados ou criadores e empreendedores, para reunir experiências e somar conhecimento na formulação de políticas de desenvolvimento. O município, no caso, atuará como gestor para mobilizar agentes públicos e privados voltados para promover negócios.

De acordo com o programa econômico apresentado por João Coser, será preciso possibilitar a produção de bens e serviços para promover a geração de emprego e renda, que permita a redução da miséria, a promoção da equidade social e qualidade de vida para a população de Vitória. E para isto será preciso ampliar o serviço de intermediação de mão de obra já ofertado pelo Serviço Nacional de Emprego, implementando mecanismos mais modernos de conexão entre pretensões de trabalho e demandas das empresas.

Outra prioridade será a implementação de um conjunto de ações voltadas para as pessoas em situação de risco social e também para o micro e pequeno empreendedor. Entre as propostas está a criação de uma mentoria para pequenos negócios, que consiste na oferta de acompanhamento nas áreas jurídica, contábil e financeira voltadas para a gestão de pequenos negócios.

“Como prioridade, será preciso desenvolver programas de apoio às pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e social por conta da pandemia, implementar programas de geração de renda que proporcionem a estas pessoas a retomada de condições dignas para viver. Será ainda fundamental ações de apoio ao microempreendedor e iniciativas ligadas à economia solidária e ao acesso ao crédito orientado”, argumenta Coser.

João Coser durante agenda de campanha em Vitória

Fortalecimento do turismo

Outra atividade econômica com grande potencial de desenvolvimento em Vitória é o turismo, por se tratar de uma cidade litorânea e que atrai turistas de vários estados brasileiros, principalmente da região Sudeste. A proposta da campanha é fortalecer o sistema municipal de turismo e assim também buscar o fortalecimento da identidade cultural do município, sua gastronomia e a instituição da cultura da paisagem.

Para alcançar este desenvolvimento, segundo Coser, é necessário empreender medidas de captação de eventos para a cidade; promover a melhoria dos espaços de lazer, os parques urbanos e naturais, a orla e os espaços culturais e de seu patrimônio histórico, em especial o localizado no Centro Histórico da Capital.

“A cidade de Vitória tem potencial turístico importante, inclusive para sua economia, e, investir no turismo, implica primeiro em investir na cidade. Estamos falando de projetos e ações de melhoria contínua da infraestrutura, limpeza urbana, organização dos espaços de lazer, orlas e parques, que são inúmeros em Vitória. Pois se você organiza e cuida da cidade para a sua população, você está, consequentemente, organizando a cidade para receber o turista. E temos outro importante desafio que é a preservação e recuperação do nosso patrimônio histórico e cultural, principalmente no Centro Histórico de Vitória”, enfatiza João Coser.

O PT de Vitória não fez coligação para a disputa da prefeitura. João Coser tem como candidata a vice em sua chapa a também petista Jackeline Rocha, presidenta estadual do partido no Espírito Santo.

Da Redação, com assessoria da campanha

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Prefeitos e prefeitas do PT tomam posse em todo o país nesta sexta Brasil

Mais notícias

PT Cast