“Vocês que apontam o dedo para Lula não têm 10% da honestidade dele”

Líder do PT na Câmara, Paulo Pimenta (PT-RS), lembrou os casos de corrupção dos tucanos que seguem soltos e à margem da Justiça

Agência Câmara

O líder do PT na Câmara, deputado Paulo Pimenta (PT-RS)

O líder do PT na Câmara, deputado Paulo Lula Pimenta (RS), em discurso contundente na noite desta quarta-feira (11) desafiou parlamentares do PSDB que sobem à tribuna para acusar o ex-presidente Lula a falar – também – sobre as acusações, com provas, que pesam sobre uma infinidade de tucanos. Citou como exemplo a propina recebida pelo senador Aécio Neves (MG); a conta na Suíça do senador José Serra (SP) e o escândalo do metrô de São Paulo, que envolve o governador Geraldo Alckmin (SP). “Vocês que apontam o dedo para Lula ficaram milionários depois que entraram para a política e não têm 10% da honestidade do ex-presidente”, disparou Pimenta.

Indignado com o pronunciamento do deputado Rogério Marinho (PSDB-RN), que minutos antes falou em nome da liderança tucana, Paulo Lula Pimenta disse que se o referido discurso tivesse sido feito em outra época causaria vergonha não apenas para os parlamentares do campo popular da oposição. “Imaginem um Mário Covas, um Teotônio Vilela, grandes defensores da democracia neste País, um Ulysses Guimarães ouvindo o discurso do PSDB, do partido de Fernando Henrique Cardoso, defendendo nessa Casa uma das posições mais atrasadas e covardes do momento em que o nosso País está vivendo”. Entre outras coisas, Marinho defendeu a revisão da Lei Antiterrorismo para punir movimentos populares.

O líder do PT frisou que respeita a opinião e a posição de líderes de qualquer partido, mas questionou: “quem é o líder do partido de Aécio Neves para falar que neste País a Justiça não é seletiva? Eu não sei como não tem vergonha de vir para a tribuna apontar o dedo para o PT e para o Lula. São lideranças que passaram meses escondidas de vergonha quando Aécio Neves, seu candidato à Presidência da República, foi flagrado em uma ligação telefônica ajeitando uma propina e depois o seu primo foi filmado recebendo dinheiro. E ele (Aécio) dizendo que tinha que combinar e, se fosse o caso, a pessoa que recebesse o dinheiro tinha que ser alguém que pudesse mandar antes de fazer delação”.

Pimenta cobrou ainda o porquê de essa liderança não ter feito nenhum pronunciamento quando o Senado sequer permitiu que fosse aberto o processo para investigar o senador Aécio no Conselho de Ética. “Onde está Aécio Neves? Onde está seu primo? Onde está sua irmã? Onde está o senador do seu partido que encontraram um helicóptero na fazenda dele com 450 quilos de pasta base de cocaína? E o ex-presidente do seu partido Eduardo Azeredo, condenado em Minas em segunda instância? Está na cadeia? Não, não está”, reforçou.

Escândalo – O líder do PT ironizou ainda o fato de o deputado Marinho ter considerado um escândalo deputados petistas defenderem Lula, que foi condenado, sem provas, por um tríplex que nunca foi dele. “Se a Justiça nesse País não fosse seletiva, eu queria ver. O FHC chegou aqui professor e senador – respeito muito – mas saiu daqui com uma fazenda em Buritis, um mega apartamento em São Paulo, outro em Paris, um apartamento em Nova York, outro em Barcelona. Isso vocês não acham estranho, nunca questionaram. Mas para Lula vocês apontam o dedo para acusá-lo por um tríplex, que, se ele quisesse comprar, pagava com duas palestras”.

Paulo Lula Pimenta acusou o PSDB de não ter quem aplaudir, porque não tem sequer candidato à Presidência. “Vocês não sabem a quem aplaudir. Quem é o candidato de vocês? Vocês não conseguem ter ninguém para enfrentar o Lula. Vocês sabem que nas urnas não nos ganham. É por isso que vocês tentam tirar o Lula da eleição. Mas não vão conseguir. O Lula vai ser candidato, vocês vão perder novamente, será a quinta derrota consecutiva, o Lula em liberdade fará uma campanha que vai empolgar o Brasil”.

O líder encerrou afirmando que Lula vai vencer no primeiro turno. “E no dia 1º de janeiro do ano que vem vai recolocar esse País no rumo do desenvolvimento para voltar a crescer, gerar emprego, criar oportunidade e construir um futuro melhor para todos”.

Por PT na Câmara