Senadores do PT participam de ato no STF por Lula Livre

Senadores do PT participaram de ato em frente ao STF, onde um novo acampamento de vigília democrática deverá ser montado em defesa de Lula Livre

Reprodução

Senadores falam em ato em Brasília

Senadoras e senadores do PT participaram de ato em frente ao Superior Tribunal Federal na noite desta quarta-feira (11), em defesa da liberdade de Lula. A presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, esteve presente junto com Lindbergh Farias, Humberto Costa, Jorge Viana, Fátima Bezerra, Paulo Rocha e Regina Sousa. Também está prevista a criação de um acampamento de vigília por Lula Livre em Brasília.

Glesi Hoffmann afirmou que a manifestação é de grande importância pois inicia a vigília democrática em Brasília. “O que nós queremos aqui é que o STF cumpra o seu papel de guardião da Constituição e restabeleça o que está no artigo 5º, que consagra a presunção de inocência”.

“Queremos que o presidente Lula tenha os seus direitos constitucionais assegurados. Ele está preso injustamente. É um preso político. Por isso a importância de estarmos aqui em Brasília com a representação de vários estados, mostrando ao Supremo que o presidente Lula e a democracia importam muito para o Brasil.”

“Igual a esta vigília, tem outra em Curitiba, que transformamos na capital da resistência. Lá tem solidariedade e apoio ao presidente Lula. Só sairemos de lá com o Lula em liberdade. Nós vamos lutar, nós vamos resistir, e vamos liberar o Lula, porque ele é a esperança do povo brasileiro. Lula Livre. Eu sou Lula”, completou a presidenta do PT.

O senador Humberto Costa afirmou que “precisamos denunciar a todo o país a prisão política de Lula, condenado sem provas, inocente, e com seus direitos desrespeitados. Tratamento totalmente diferenciado que os golpistas recebem da justiça”.

Segundo o senador Jorge Viana, “a prisão do presidente Lula é o maior ato de injustiça política do Brasil. Prender Lula é prender a democracia. É fundamental nessa hora o envolvimento de cada brasileiro e brasileira na luta por democracia e pela liberdade do Lula”.

“Quero trazer meu abraço a todos os militantes que aqui nesse exato momento, em frente ao STF, que não abrem mão da luta em defesa da democracia”, disse a senadora Fátima Bezerra.

“Defender a democracia é exigir a liberdade de Luiz Inácio Lula da Silva. Quero estender esse abraço aos militantes em Curitiba que estão dando lições de coragem e amor ao Brasil e que lideram nesse momento a trincheira da resistência em defesa da liberdade de Lula. Essa luta só vai cessar quando Lula for libertado”, completou a senadora.

“Aqui está a força e a história da nossa geração”, disse Paulo Rocha. “Foi a nossa geração que construiu a democracia nesse país. Foi com a democracia que nós colocamos o melhor e maior presidente da República desse país. É esta a inveja da elite brasileira. Por isso nós viemos aqui, de alto e bom som, falar para os ministros e ministras, não passarão.”

Regina Sousa destacou que “a família Lula da Silva só aumenta, cada um que está aqui é Lula. Então, a gente tem que cuidar dele. Vocês aqui, e nós lá no Senado. A Comissão de Direitos Humanos aprovou uma viagem de um grupo de senadores para ver a situação em que Lula se encontra. Nós temos clareza que ele está confirmado, que ele está em uma solitária, não fala com ninguém, não podemos permitir isso. Na terça feira, um grupo de senadores vai a Curitiba visitar Lula e também o acampamento que está lá.”

Da Redação da Agência PT de notícias