Zarattini será vice-presidente da CPI do BNDES

Comissão investigará contratos de financiamento entre o banco, empreiteiras e empresas de fachada investigadas na Operação Lava Jato

O deputado Carlos Zarattini (PT-SP) será o vice-presidente da CPI que irá investigar empréstimos considerados suspeitos pela Operação Lava Jato, concedidos a empresas de fachada e empreiteiras investigadas. Os contratos de financiamento do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) com possíveis irregularidades são dos anos de 2003 a 2014.

Os financiamentos foram feitos para nove empreiteiras citadas na operação e chegam ao valor de R$ 2,4 bilhões. A comissão foi instalada nesta quinta-feira (6) na Câmara dos Deputados, será presidida pelo deputado Marcos Rotta (PMDB) e o deputado José Rocha (PR) será o relator.

O deputado Zarattini acredita que a CPI do BNDES poderá ser um importante mecanismo de fiscalização dos contratos firmados pelo banco. Para ele, os trabalhos deverão ser feitos com isenção, responsabilidade e assegurado o amplo direto de defesa.

Ele também chamou atenção para o fato de que não seria adequado a oposição “instrumentalizar a CPI para fins eleitoreiros” ou para enfraquecer politicamente o governo da presidenta Dilma Rousseff.

“A Câmara precisa cumprir seu papel fiscalizador sem vincular com questões partidárias”, defendeu o petista ao ‘PT na Câmara’.

A próxima reunião da CPI foi marcada para a terça-feira (11), a partir das 14h30, para o relator apresentar seu plano de trabalho e os integrantes votarem requerimentos.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do PT na Câmara

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast