47% reprovam Bolsonaro e 53% não acreditam em nada do que ele diz

Pesquisa DataFolha mostra que maioria dos brasileiros não confia em Jair Bolsonaro, que continua sendo o presidente eleito mais mal avaliado desde a redemocratização do Brasil

Site do PT

Mal avaliado e mentiroso

Jair Bolsonaro continua sendo o presidente eleito mais mal avaliado desde a redemocratização do país. Além disso, mais da metade dos brasileiros dizem nunca confiar no que ele diz.

As informações são do Datafolha, que divulgou nesta sexta-feira (24) novos dados de sua mais recente pesquisa. Na quinta-feira (23), o instituto mostrou que Lula é o favorito para governar o país a partir de 2023, com chances de vencer as eleições ainda no primeiro turno.

Agora, o DataFolha mostra a avaliação que os brasileiros fazem do atual presidente. Para 47% , seu governo é ruim ou péssimo. Apenas 26% avaliam como ótimo ou bom, e a mesma porcentagem considera regular.

Nesse mesmo período do primeiro mandato, Fernando Henrique Cardoso tinha 25% de reprovação, Lula tinha 21% e Dilma Rousseff, 26%, o que torna Bolsonaro o mais mal avaliado dos quatro, com ampla vantagem.

Mentiroso

Além de fazer um mau governo, Bolsonaro é visto pelos brasileiros como não confiável. Das 2.556 pessoas entrevistadas, 53% dizem que nunca confiam nas declarações do ex-capitão. O índice dos que acreditam nele às vezes é de 29%, e dos que acreditam sempre, 17%.

Os números não surpreendem. Bolsonaro faz um governo de completo abandono da população, que sofre com o aumento contínuo da fome, que voltou ao patamar de 30 anos atrás e hoje atinge 33 milhões de brasileiros; com uma inflação descontrolada, que encarece os alimentos da cesta básica; e com o desemprego, que não diminui.

Além disso, Bolsonaro mente a todo instante, repetindo lorotas como a de que seu governo não tem escândalos de corrupção ou de que não atuou contra a Covid-19, que matou mais de 670 mil brasileiros, porque o Supremo Tribunal Federal não deixou.

A pesquisa

O Datafolha entrevistou 2.556 eleitores em 181 cidades em 22 e 23 de junho. A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos.  A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 09088/2022.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast