99% das cidades do Nordeste rejeitam Bolsonaro; Lula é o preferido na região

Mesmo inventando mentiras sobre a transposição do São Francisco e distribuindo dinheiro via orçamento secreto, Bolsonaro foi derrotado em 1.779 das 1.794 cidades nordestinas

Ricardo Stuckert

Lula foi disparado o preferido dos nordestinos, merecendo 67% dos votos válidos na região (foto: Ricardo Stuckert)

De nada adiantou o jogo sujo de Jair Bolsonaro, com base em mentiras e orçamento secreto. O povo do Nordeste não se deixou enganar pelo ex-capitão. Das 1.794 cidades da região, 1.779 (mais de 99%) rejeitaram o atual presidente, que só venceu em 15 municípios, segundo levantamento da Folha de S. Paulo.

Mesmo espalhando a mentira de que era o responsável pela transposição do Rio São Francisco e outras obras e mandando dinheiro via orçamento secreto para prefeitos que o apoiam, Bolsonaro terminou o primeiro turno com apenas 27% dos votos válidos no Nordeste, praticamente o mesmo desempenho de 2018, quando teve 26%. 

LEIA MAIS: Conheça a verdadeira história da transposição do Rio São Francisco

Já Lula foi disparado o preferido dos nordestinos, merecendo 67% dos votos válidos. É um aumento de 13 pontos percentuais em relação ao que o PT teve em 2018. Das nove capitais da região, Lula venceu em oito delas. Bolsonaro só ganhou na capital alagoana, Maceió.

LEIA MAIS: Veja o que Lula e Dilma fizeram por cada estado e cidade do Nordeste

Orçamento secreto

Aliás, 8 das 15 cidades nordestinas em que Bolsonaro conseguiu vencer ficam em Alagoas, não coincidentemente terra de Arthur Lira (PP), o presidente da Câmara que controla o orçamento secreto.

A Folha conta, por exemplo, que uma das cidades em que Bolsonaro conseguiu vencer é Barra de São Miguel, governada por Benedito de Lira (PP), pai de Arthur Lira. 

O jornal lembra que “a cidade teve o orçamento turbinado com verbas das emendas de relator (orçamento secreto)”, recebendo R$ 4,7 milhões em 2021 e R$ 5,8 milhões em 2020. E, mesmo com esse derrame todo de dinheiro, Bolsonaro só conseguiu 30 votos a mais que Lula. 

Não tem jeito mesmo, Bolsonaro. A maioria dos brasileiros já sabe muito bem que você mente e joga sujo. Não é à toa que quase 60% dos eleitores o rejeitaram no primeiro turno e fizeram de você o primeiro presidente que tenta a reeleição e acaba o primeiro turno atrás.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast