PT lança Bancada Coletiva à Câmara de Vereadores de Salvador

Gleisi, Suplicy e Denice participam de lançamento da pré-candidatura da Bancada de Todas as Lutas do PT

Reprodução

Major Denice, pré-candidata do PT à prefeitura de Salvador

Com a presença de uma plateia virtual formada por mais de 280 pessoas, foi lançada neste sábado (12) a pré-candidatura da Bancada de Todas as Lutas do PT à Câmara de Vereadores de Salvador.

A Bancada Coletiva é formada por oito pré-co-candidatos: a drag queen e ativista LGBTQI+ Petra Peron, a enfermeira e agente comunitária Nina Fernandes, a também enfermeira e doula Chenia D’Anunciação, os militantes das lutas antirracistas Jamerson Silva e Raimundo Bujão, a pesquisadora, cantora e jovem trans Yuna Vitória, o músico e educador Sidney Argolo e a contadora, especialista em gestão pública e evangélica há 24 anos Elisabete Pereira.

Participaram do lançamento a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, a pré-candidata a prefeita de Salvador Denice Santiago, o presidente municipal do PT, Ademário Costa, deputados federais Jorge Solla, João Carlos Bacelar, Erika Kokay e Josias Gomes (licenciado), deputado estadual Jacó, secretário Carlos Martins (Justiça), reitor João Carlos Salles (Ufba), ex-ministro Gilberto Carvalho, ex-senador Eduardo Suplicy, cineasta Antônio Olavo, Vovô do Ilê Aiyê, o superintendente da Sutrag, Yulo Oiticica, a coordenadora executiva da CDA, Camila Batista, Dríade Aguiar (Mídia Ninja), cantores Manno Goes e Preta Ferreira, jornalistas, entre outros.

Ex-morador da Santa Cruz, do Nordeste de Amaralina, Vale das Pedrinhas, Candeal de Brotas e atualmente no Bairro da Paz, Sidney Argolo disse que vencer as eleições municipais será “a nossa vitória, a vitória do povo preto, de um novo modelo de política, de pessoas que militam pelo direito ao lazer e à cultura, que desenvolvem políticas sociais em suas comunidades e seu papel de cidadania”.

Para Raimundo Bujão, o mais velho do grupo, 62 anos, quatro vezes candidato a vereador em Salvador, a Bancada Coletiva tem o desafio de resgatar e tornar a política prazerosa, colocá-la no seu lugar de instrumento de luta da população e “desfazer o que a burguesia fez com a eleição de Bolsonaro há dois anos”.

“Orgulho é a palavra que define o que vocês construíram. Cuidado com a vida e a cultura. A gente precisa dessa representatividade, de ampliar direitos e vivências. Nesta eleição estamos trazendo o novo em cada espaço e cada oportunidade”, parabenizou Denice Santiago.

A Bancada foi saudada pela presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, em dois aspectos: diversidade e organização. “É gente representando todos os setores da sociedade e do povo brasileiro, gêneros, religiões, um grande exemplo para o PT”.

Na corrida para o Legislativo Municipal, a Bancada Coletiva de Todas as Lutas apresenta-se como uma “aliança das diferenças”. Uma vez eleitos, os oito pré-co-candidatos terão de assumir responsabilidades e tomar decisões em bloco. O registro será feito no nome de Rafael Pedral, filiado ao PT há 13 anos e criador de Petra Perón (Petra da Bancada).

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast