Educação é o destaque na retomada da campanha “Fé no Brasil”
Pé-de-Meia, escolas em tempo integral e reajuste da alimentação escolar são alguns dos avanços destacados
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“Fé no Brasil. A gente tá no rumo certo”. Assim termina o vídeo da campanha retomada no domingo (23) pelo governo federal. Lançada no início de maio, ela foi suspensa devido à tragédia climática no Rio Grande do Sul, que exigiu concentração de esforços do governo para que toda a atenção fosse dedicada às ações de apoio ao povo gaúcho.
Dividida em quatro temas – economia, educação, saúde e agricultura –, a campanha “Fé no Brasil” tem filmes com 60 segundos de duração e versão reduzida de 30 segundos, veiculados nas mídias tradicionais e digitais. No início de maio, o governo lançou a primeiro edição com os avanços na economia.
Agora é a vez da educação. O vídeo mostra a alegria de pais e mães vendo seus filhos conquistando sonhos, cuja base são as oportunidades a partir de uma educação de qualidade, que beneficia a todos com investimentos em programas como as escolas em tempo integral, o programa Pé-de-Meia, criado na atual gestão do presidente Lula; a alimentação escolar para mais de 39 milhões de estudantes e os 100 novos institutos federais.
“Tem tarefa mais difícil do que educar um filho? Tem alegria maior do que vê-lo realizando seus sonhos?”, diz o locutor na abertura do vídeo, que traz ao final, depois de listar os principais avanços do governo, a sinalização de que há muito trabalho pela frente. “Ainda tem muito a fazer. Vamos seguir fortalecendo a educação porque isso é bom para você, para os nossos filhos, é bom para todo mundo”.
A educação brasileira tem melhorado. E isso é só o começo. Ainda tem muito trabalho pela frente. Bom para os estudantes, bom para suas famílias, bom pra todo mundo! Saiba mais: https://t.co/97a7mHl6e1#FéNoBrasil #IssoÉBomPraTodoMundo pic.twitter.com/OXIfGhXhZQ
— SecomVc (@secomvc) June 23, 2024
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A versão de um minuto detalha que já são um milhão de novos estudantes matriculados nas escolas de tempo integral e que o Pé de Meia enfrenta o problema dos jovens que deixam a escola porque precisam trabalhar. “A poupança de até R$ 9.200,00 é para o Brasil ser o país de jovens que agarram o futuro que só a educação pode dar”, diz o vídeo.
Ouça o Boletim da rádio PT:
Em seu perfil da rede X, o presidente Lula postou o vídeo e escreveu: “Pé de Meia, Escola em Tempo Integral, Escolas Conectadas, mais 100 novos Institutos Federais, aumento da merenda escolar. Isso é só o começo. Ainda tem muito trabalho pela frente. Bom para os estudantes, bom para suas famílias, bom pra todo mundo”.
Pé de Meia, Escola em Tempo Integral, Escolas Conectadas, mais 100 novos Institutos Federais, aumento da merenda escolar. Isso é só o começo. Ainda tem muito trabalho pela frente. Bom para os estudantes, bom para suas famílias, bom pra todo mundo! #EquipeLula
Saiba mais:… pic.twitter.com/JNzK2IY4MU
— Lula (@LulaOficial) June 24, 2024
Com a campanha, o governo mostra, de forma resumida e objetiva, que uma de suas maiores prioridades é a educação. “Não é gasto, é investimento”, reitera o presidente Lula dia sim e o outro também.
“Gasto vai ser se esse menino virar um bandido. Aí vou gastar pra fazer cadeia e pra manter ele preso. Enquanto eu tiver investindo pra ele estudar, eu estou fazendo investimento”, declarou o presidente em entrevista em janeiro de 2024.
Grande marca das gestões petistas, os avanços na educação voltaram a ter relevância no âmbito federal depois dos retrocessos com o golpe de 2016 e anos sombrios em que o governo anterior atacava e desestruturava a educação. Os resultados do governo do presidente Lula são vigorosos em apenas um ano e meio de gestão, sendo que uma parte desse tempo foi para reconstituir a estrutura dos ministérios e equipes.
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Mais empregos e menos fome
Veiculada em canais abertos e pagos de tv, rádios, revistas, jornais, cinema e redes sociais, a campanha foi lançada dia 1º de maio e teve a primeira de suas quatro edições focadas nos enormes avanços na economia em pouco mais de um ano de governo.
Foram destaque no vídeo a menor taxa de desemprego em nove anos, o crescimento do salário mínimo acima da inflação, a isenção de imposto de renda para mais de 15 milhões de pessoas, o retorno do Brasil à lista das dez maiores economias do mundo e as dívidas de mais de 14 milhões de brasileiros negociadas pelo programa Desenrola.
O conceito é que, mesmo que as pessoas tenham pensamentos diferentes, existem ações do governo que resultam em conquistas que são positivas para todos, como a garantia do acesso à alimentação.
Na sequência, a peça mostra que o governo impulsiona a economia, gera empregos e renda e investe em políticas de redução da fome, da pobreza e de combate às desigualdades. Esse conjunto de ações fez com que 24,4 milhões de pessoas deixassem de passar fome no Brasil
Com a campanha “Fé no Brasil”, o governo federal mostra que o país trilha um caminho de progresso para todos por meio dos grandes resultados alcançados em pouco mais de um ano, e convida a população a ter esperança e fé em tempos melhores.
Da Redação