STJ confirma ficha suja de Arruda

Decisão mantém ex-governador inelegível por causa de condenação por crimes de improbidade administrativa

Por 3 votos a 1, os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) mantiveram, nesta terça-feira (9), a condenação de José Roberto Arruda (PR) por improbidade administrativa. Essa é a terceira derrota seguida do ex-governador do Distrito Federal (DF) na Justiça, que permanece inelegível. Ele tenta voltar ao cargo no qual foi preso ainda no exercício do mandato.

Arruda ingressou com recurso especial no STJ pedindo a suspensão do julgamento que o condenou, em primeira instância. A defesa argumentou que o juiz que o condenou, Álvaro Ciarlini, não poderia julgar ações relativas ao escândalo de corrupção conhecido como Mensalão do DEM, partido do qual fazia parte na época.

Então governador do DF, Arruda foi acusado de corrupção envolvendo desvio de recursos públicos para pagamento de propina a deputados e base aliada.

No mês passado, o ex-governador teve a candidatura impugnada pela Justiça Eleitoral com base na Lei da Ficha Limpa.

Logo mais à noite, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deverá julgar embargos ingressados pela defesa do candidato em mais uma tentativa de reverter sua impugnação. Caso siga impedido, os advogados prometem recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Com a ausência do ministro Ari Pargendler, votaram quadro dos cinco ministros da primeira turma.
Por Flávia Umpierre, da Agência PT de Notícias