Para Bresser-Pereira, crescimento da economia será retomado em 2016
Para ex-ministro da Fazenda, alguns setores apontam problemas da economia como forma de enfraquecer o governo da presidenta Dilma Rousseff
Publicado em
O economista Luiz Carlos Bresser-Pereira aposta que a crise econômica brasileira estará próxima do fim em 2016, com uma rápida retoma do crescimento.
Em entrevista ao portal “Rede Brasil Atual”, publicada nessa quinta-feira (24), ele afirma que alguns setores apontam problemas da economia como forma de enfraquecer o governo Dilma Rousseff.
“Como eu acho que a economia vai começar a recuperar, então espero que no final do ano (de 2016), se o PIB ainda for negativo, e é bem possível que seja, será muito menos que este ano”, disse o economista.
Para o ex-ministro da Fazenda em 1987, no governo de José Sarney, porém, os problemas da economia do país não são apenas conjunturais, mas estruturais: “Meu entendimento é de que a economia brasileira é semiestagnada desde 1980. A renda per capita brasileira vem crescendo menos que 1% por ano, quando crescia 4,1% entre 1950 e 1980”.
“Sou muito crítico daqueles que dizem: a crise da economia brasileira é devido ao ajuste feito pelo governo. Isso é uma bobagem. Primeiro, porque o ajuste foi muito pequeno. E segundo porque as causas da crise são outras”, defende.
Confira a entrevista completa.
Da Redação da Agência PT de Notícias