A Inflação de Guedes ataca: sem dinheiro, povo substitui leite por soro

Preço do leite subiu 57% em 2022, de acordo com o IBGE. “A volta da fome é o grande legado do governo Bolsonaro”, aponta o deputado federal Helder Salomão (PT-ES)

Site do PT

Inflação: Sem dinheiro, povo brasileiro substitui leite por soro de leite

Sem alternativas para arcar com o preço do leite, o povo brasileiro substituiu o produto por soro de leite. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o valor do item essencial na alimentação das famílias brasileiras subiu 57% em 2022.

A marca Longa Vida teve aumento de 42% de janeiro a junho deste ano. O item “leite e derivados” também apresentou alta, de 11,43%, assim como os derivados requeijão (4,74%), manteiga (4,25%) e queijo (3,22%). O aumento da principal matéria-prima, o leite cru, e de outros insumos, como energia elétrica e transporte, influenciaram a alta, conforme uma pesquisa do Instituto Datafolha.

O estudo ressalta que 23% dos brasileiros substituíram o produto por soro de leite na hora da compra e que, por falta de dinheiro, 20% dos entrevistados disseram ainda ter comprado sobras de frango e carne no lugar de produtos mais caros.

Leia mais: Carestia de Guedes e Bolsonaro elimina a carne da mesa das famílias

Pelo menos 61% dos entrevistados afirmaram ter comprado produtos de marcas mais baratas e 29% adquiriram mercadorias próximas do vencimento. O levantamento entrevistou 2.556 pessoas em 183 cidades de forma presencial na semana passada (em 27 e 28 de julho).

Geração de desnutridos

Para o deputado federal e ex-ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o Brasil está produzindo uma geração de desnutridos.

A disparada do preço do leite, no momento em que 33 milhões passam fome e quase 60% dos brasileiros estão em insegurança alimentar, fará surgir no país uma geração de desnutridos, com impactos que podem durar anos, alerta o deputado.

“Isso tem provocado situações como a que me contou uma mãe na maior favela da cidade de São Paulo, Heliópolis. Três meses atrás, ela tinha decidido que o leite só seria para as crianças. Os adultos da casa não tomariam mais. Encontrei essa senhora na semana passada e ela disse que hoje a situação é pior. Ela está sendo obrigada a diluir o leite em água para que as crianças tenham o gostinho de estar tomando leite, embora não estejam ingerindo os nutrientes necessários”.