Ação de robôs pró-Bolsonaro tem aumento no twitter

Estudo feito pelo DAPP-FGV mostra que de todos os tweets gerados por robôs, 70,7% são em beneficio do candidato do PSL

Fábio Rodrigues Pozzebom - Agência Brasil

Jair Bolsonaro

O crescimento da atuação de robôs pró-Bolsonaro nas redes sociais aumentou nos últimos dias antes do segundo turno das eleições. De todos os tuítes gerados por máquinas entre os dias 10 e 16 de outubro, 70,7% correspondem a contas favoráveis ao candidato do PSL, segundo informou o Estadão.

O levantamento foi feito pela Diretoria de Análises de Políticas Públicas (DAPP), da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e mostrou 852,3 mil publicações feitas por robôs, um correspondente de 10,4% das intenções totais registradas.

De acordo com o estudo “as contas automatizadas representaram 0,5% dos perfis no debate sobre os presidenciáveis e foram capazes de gerar 10,4% das discussões, cerca de 5 pontos percentuais a mais do que na análise da semana passada”.

No Facebook, onde a ação de robôs é menos acentuada, o estudo mostra que entre 11 e 17 de outubro o engajamento na página de Jair Bolsonaro mostrou queda de 34%, chegando a 8,78 milhões de interações, enquanto que Fernando Haddad teve aumento de 20%, chegando a 5,65 milhões de interações. No dia 15 de outubro, dia dos professores, a rede social do petista teve pico de engajamento com mais de 1 milhão de interações, por conta das publicações feitas pelo candidato que também é professor, .

Da Redação da Agência PT de Notícias com informações do Estadão

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast