Ameaça à liberdade de imprensa no Brasil preocupa Lula

Relato foi feito por Fernando Haddad depois de visitar o ex-presidente nessa segunda-feira (1º)

Joka Madruga/Agência PT

Fernando Haddad fala à imprensa após visitar Lula

O ex-presidente Lula está preocupado com a ameaça à liberdade de imprensa no Brasil, explicitada pela proibição de que ele conceda entrevistas solicitadas por veículos da grande imprensa, como Folha de S. Paulo. A preocupação de Lula foi relatada por Fernando Haddad nesta segunda-feira (1º), depois de visitá-lo na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, onde está como preso político há 178 dias.

A liberdade de imprensa é um dos pilares da democracia e deve ser preservada pelo Judiciário, defendeu Haddad. “Hoje discutimos muito profundamente  a ameaça à liberdade de imprensa. Queremos nos solidarizar com os veículos que estão procurando levar ao cidadão a informação que ele pede”, disse Haddad em entrevista coletiva diante da Polícia Federal.

Haddad afirmou que contradições internas do Judiciário ameaçam o direito do cidadão de ser informado. “Vários veículos têm pedido entrevistas e algumas foram deferidas pela Justiça, mas infelizmente tem havido um choque de entendimentos que tem prejudicado a liberdade de imprensa e o direito do cidadão à informação”, disse.

A confusão institucional criada pelo Judiciário ao autorizar e depois negar o direito de Lula dar entrevistas ameaça a todos, alertou o candidato do PT. “Faço coro com o editorial da Folha de S. Paulo de hoje, que vê com preocupação uma nuvem  carregada contra um princípio constitucional consagrado nas democracias modernas”, afirmou.

“Estamos aqui defendendo a liberdade de imprensa. Nós entendemos que uma democracia se sustenta com liberdade de expressão, liberdade de organização, liberdade de imprensa”, ressaltou Haddad. “São direitos civis e políticos que estão sendo prejudicados nesse momento. Queremos fazer um apelo para que não coloquemos em risco um dos pilares da democracia”, completou.

Lula está pronto para conversar com a imprensa, independentemente do veículo, relatou Haddad. “Ele pediu para dizer que se coloca à disposição de todos vocês, da imprensa nacional e internacional, para prestar os esclarecimentos, falar de programa de governo, de futuro, de Brasil”, completou.

Por Luis Lomba, de Curitiba para a Agência PT de notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast