Anselmo de Jesus representa o PT no Time do Lula em Rondônia

Trabalhador rural e ex-deputado federal, Anselmo é candidato a vice-governador na chapa encabeçada por Daniel Pereira (SD), candidato a governador

Divulgação

Anselmo de Jesus representa o PT no Time do Lula em Rondônia

Representante do PT na chapa majoritária do Time do Lula em Rondônia, Anselmo de Jesus poderá levar o partido pela primeira vez ao governo do Estado. Ele é candidato a vice-governador na chapa encabeçada por Daniel Pereira (Solidariedade), candidato a governador, e que tem o senador Agir Gurgacz (PDT) como candidato à reeleição.

Único Estado batizado em homenagem a uma figura histórica nacional, o Marechal Rondon (1865-1958), Rondônia é também um dos mais jovens, criado em 1981. Sua origem remonta a 1903, com o processo de interiorização e integração ao Brasil da região, que tem extensa fronteira com a Bolívia. Hoje, é o terceiro maior produtor de cacau do país e o quinto de café, com destaques também no extrativismo de madeira, minérios e borracha.

Trabalhador rural, Anselmo de Jesus Abreu nasceu em Mandaguari (PR), mas se radicou em Rondônia, onde construiu a sua trajetória no movimento sindical e no PT, ao qual é filiado desde 1986. Foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ji-Paraná (RO), diretor do Departamento Rural da Central Única dos Trabalhadores (CUT) em Porto Velho (RO), a capital do Estado, e coordenador do Movimento Nacional dos Atingidos por Barragens em Ji-Paraná, onde também presidiu o Diretório Municipal do PT. Em 1996, se tornou presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia.

Anselmo de Jesus iniciou a sua carreira política em 2002, quando foi eleito deputado federal por Rondônia pela primeira vez. Em seus três mandatos, atuou como vice-líder do PT e integrou comissões nas áreas de Desenvolvimento Rural, Amazônia, Meio Ambiente, Defesa do Consumidor, entre outras. Também coordenou a Frente Parlamentar em Defesa da Agricultura Familiar. Ele também foi Secretário da Agricultura de Rondônia.

 

LEIA MAIS: conheça os candidatos e candidatas do Time do Lula na Região Norte

O PT de Rondônia lançou 2 candidatas a deputada federal e 1 candidato a deputado federal para as 8 cadeiras na Câmara dos Deputados. São 14 candidaturas, 4 delas mulheres, disputando 24 vagas de deputado e deputada estadual na Assembleia Legislativa.

TIME DO LULA EM RONDÔNIA

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast