Ao vivo: coronel Marcelo Blanco depõe à CPI da Covid; assista

Ex-diretor substituto do Departamento de Logística do Ministério da Saúde , o militar é acusado de envolvimento em pedido de propina para que negociação de vacina fosse adiante

Citado por diferentes testemunhas ouvidas na CPI da Covid, o coronel da reserva Marcelo Blanco presta depoimento nesta quarta-feira (4) à comissão paralmentar de inquérito instalada no Senado. Ex-diretor substituto do Departamento de Logística do Ministério da Saúde, exonerado em junho, Blanco estava presente no jantar em que, segundo denúncias, houve pedido de propina para que uma negociação de vacinas fosse adiante.

A tvPT transmite o depoimento do militar e apresenta uma cobertura completa da sessão, incluindo comentários e análises de especialistas e parlamentares do Partido dos Trabalhadores. Para assistir, clique no vídeo abaixo.

A negociação na qual o nome de Blanco foi envolvido é aquela em que uma empresa americana, a Davati Medical Supply, ofereceu 400 milhões de doses da Astrazeneca ao Ministério da Saúde. Segundo o representante de vendas da Davati Luiz Paulo Dominguetti, o pedido de propina aconteceu durante jantar em Brasília em 25 de fevereiro, e partiu do então diretor do Departamento de Logística do ministério, Roberto Ferreira Dias.

À CPI, Dominguetti disse que foi levado ao jantar pelo coronel Blanco, que ainda trabalhava com Dias na Saúde. O nome de Blanco aparece ainda em mensagens trocadas entre Dominguetti e o representante da Davati no Brasil, Cristiano Carvalho, como uma pessoa que os mantinha informados sobre o andamento da negociação.

Outro ato suspeito do coronel é o fato de ele ter aberto a empresa Valorem Consultoria em Gestão Empresarial poucos dias antes do jantar de 25 de fevereiro e de, semanas depois, ter incluído entre os serviços que poderia prestar “atividades de representantes comerciais e agentes do comércio de medicamentos para uso humano” e “materiais médico-cirúrgicos hospitalares”, odontológicos e laboratoriais, como bisturis e próteses.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast