Apagão na Saúde: PT na Câmara inicia coleta de assinaturas para viabilizar CPI

Bancada quer investigar apagão de dados que compromete a divulgação de informações e adoção de políticas públicas de combate à Covid-19, em especial da nova variante Ômicron

Gustavo Bezerra

O líder do PT na Câmara, Reginaldo Lopes (MG)

O líder da Bancada do PT, deputado Reginaldo Lopes (MG), anunciou que o partido iniciou a coleta de assinaturas na Câmara para viabilizar a criação da CPI do Apagão de Dados do Ministério da Saúde. O requerimento de criação da CPI, de iniciativa do líder petista e da presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), já foi protocolado com a assinatura de todos os parlamentares petistas. O documento pede investigação sobre o apagão de dados que compromete a divulgação de informações e adoção de políticas públicas de combate a pandemia da Covid-19, especialmente da nova variante Ômicron.

“O Brasil precisa saber quem foram os responsáveis pelo apagão de dados e se as informações sobre vacinação, internações e indicadores de gestão foram comprometidas. Nós do PT queremos uma CPI para investigar o apagão no Ministério da Saúde!”, disse o líder pelo Twitter.

Na justificativa do requerimento protocolado na Câmara os petistas lembram que, enquanto parte da Europa e os Estados Unidos registram recordes de casos de Covid-10 devido ao avanço da variante Ômicron, o Brasil entra em 2022 sem saber a real dimensão da transmissão do vírus em seu território.

A versão oficial do governo é de que o apagão de dados no ministério da Saúde, que afetou especialmente as plataformas ConectSUS (que emite certificado de vacinação) e DataSUS (que reúne dados de acompanhamento da pandemia), foi causado pela ação de hackers em 10 de dezembro. Desde o episódio, há mais de um mês, a atualização de dados sobre a pandemia tem sido afetada.

“Sem os dados dos estados que não estão conseguindo acessar os sistemas de notificação do governo federal, pesquisadores ficam impossibilitados de estimar a taxa de transmissão do vírus, calcular com precisão as médias móveis de casos e mortes e acompanhar a evolução da covid-19. As informações servem para que os gestores possam prever o impacto da doença nos hospitais e estudar a adoção de possíveis medidas restritivas”, explicam os petistas no requerimento de criação da CPI.

O documento expôs ainda a opinião de especialistas sobre o apagão de dados no ministério da Saúde. O pesquisador do Instituto de Biologia da USP (Universidade de São Paulo) e do Observatório Covid-19 BR, Paulo Inácio Prado, disse que a falta de dados é ainda mais grave, neste momento, por causa da epidemia de gripe que também atinge simultaneamente o país.

“Estamos em um voo cego, e isso é gravíssimo porque a gente teve, ou está tendo ainda, um surto de influenza. Se a gente não souber quanto desses casos são Covid-19, como que a gente coordena ações?”, indagou.

Segundo os parlamentares petistas, “o que se observa neste episódio, como em tantos outros, é a negligência e omissões do Governo no enfrentando adequado da Pandemia”. ”O que vêm acontecendo é muito grave pois se soma a postura negacionista e anti-vacinal do primeiro mandatário do país e precisa ser rigorosamente investigado, afinal envolve a vida de milhões de brasileiros. O melhor instrumento é a Comissão Parlamentar de Inquérito”, afirmam os autores do requerimento.

PT na Câmara

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast