Araraquara volta a dar exemplo com queda de casos de Covid-19

Após duas semanas de lockdown, cidade administrada por Edinho Silva (PT) apresentou redução de 50% para 23% em testes positivos para Covid-19

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O prefeito de Araraquara, Edinho Silva: "Vamos continuar avaliando a evolução da pandemia diariamente e ouvindo a ciência, os especialistas, para tomarmos as nossas decisões”

Após os primeiros 15 dias de um lockdown que confinou a população de Araraquara, em fevereiro, os números da pandemia na cidade demonstram que as medidas restritivas funcionam. A cidade apresentou queda de 50% para 23% em testes positivos para Covid-19, segundo dados da Secretaria Municipal da Saúde. “A gente tira a lição do quanto é importante o isolamento social”, declarou a secretária Eliana Honain, ao G1.

Em duas semanas, Araraquara saiu de um número recorde de novas infecções – 248 em um dia – para 58 casos. “Estamos no caminho certo, e agradeço muito à população de Araraquara por nos apoiar”, afirmou o prefeito Edinho Silva, em comunicado pelo Twitter. “Vamos continuar avaliando a evolução da pandemia diariamente e ouvindo a ciência, os especialistas, para tomarmos as nossas decisões”, ressaltou.

Mesmo com a melhora nos números, a prefeitura não baixou a guarda e mantém planos de uma abertura gradual, baseada nos indicadores da pandemia. No dia 27 de fevereiro, apenas supermercados foram autorizados a voltar a funcionar. A preocupação é frear as contaminações pela nova variante do vírus, que passou a circular em Araraquara em janeiro.

“Passamos do lockdown total para a fase vermelha, com algumas flexibilizações. Com isso, a nossa preocupação é de as pessoas não ficarem em casa e voltarmos a ter um número crescente de contaminação e, consequentemente, de óbitos”, observou Honain. “Para a gente ter uma tranquilidade, os positivados têm que chegar a apenas 5% dos testes coletados diariamente”, avaliou.

“O panorama regional é crítico, com quase todos os leitos de UTI ocupados e pacientes aguardando transferência no sistema de regulação”, reconhece Edinho Silva, reiterando que a hora não é de relaxamento “O estado de São Paulo todo está em alerta. Todos os municípios devem continuar adotando medidas de isolamento social. Precisamos de muita união”, pediu Edinho. 

Destaque internacional

Não é a primeira vez que Araraquara se destaca em nível nacional pela gestão da crise sanitária. Em 2020, o município tornou-se o de menor letalidade pelo vírus no estado de São Paulo entre cidades com mais de 100 mil habitantes. Também foi o terceiro no Brasil.

A atuação de Edinho, com foco no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e uma eficaz política de testagem em massa, fez com que o município ganhasse destaque em jornais internacionais, como o francês Libération. “O que mais nos atrapalhou foi a falta de unidade nacional’, declarou o prefeito de Araraquara, em setembro. “Dávamos uma orientação e o presidente da República dava outra”. 

Em entrevista à Rádio PT, Edinho Silva detalhou as medidas adotadas pela Prefeitura. Ouça aqui.

Da Redação, com informações de G1

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast