Ato no PT abre final de semana de luta LBT em São Paulo

Lançamento do Elas por Elas LBT, 1ª Marcha do Orgulho Trans, 16ª Caminhada de Mulheres Lésbicas e Bissexuais e Parada do Orgulho do LGBT movimentam cidade

Lula Marques

A partir desta sexta-feira (1º), uma série de atividades de mobilização e resistência dão voz à luta por representatividade da população LBT na cidade de São Paulo. A começar pelo lançamento nacional do Elas Por Elas LBT, na sede do PT Nacional, em São Paulo, que, com o tema “Espaços Políticos Plurais, as LBTs constroem um Brasil diverso”, irá apresentar as pré-candidatas lésbicas, bissexuais e trans do partido.

A representação na política é uma barreira enfrentada pelas mulheres e pela população LBT especialmente. Apesar de constituírem mais da metade da população do país, as mulheres ocupam somente 10,7% dos assentos no Legislativo Federal, sendo que nenhuma é autodeclarada LBT.

Diante desse cenário de baixa representatividade, o projeto Elas Por Elas, promovido pela Secretaria Nacional de Mulheres do PT, atua justamente para ampliar suas vozes, criar estratégias e ferramentas e fortalecer a participação e a diversidade em todos os ambientes políticos.

O lançamento do projeto acontece dentro do Seminário Nacional de Pré-Candidaturas LGBTs do PT, promovido pela Secretaria Nacional LGBT. O Brasil tem uma população LGBT estimada em 20 milhões de pessoas, no entanto, há apenas um deputado federal representante dessa diversidade no Congresso.

A falta de representatividade da comunidade LGBT não se reduz ao Poder Legislativo. De acordo com levantamento realizado pela Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), 377 pessoas LGBTs concorreram aos cargos nas eleições municipais de 2016. Desse total, apenas 25 vereadores e um prefeito foram eleitos, quatro a menos que em 2012.

1ª Marcha do Orgulho Trans da cidade de São Paulo

Também na sexta-feira acontece a 1ª Marcha do Orgulho Trans da cidade de São Paulo. A concentração está marcada para as 14h, no Largo do Arouche.

Uma pesquisa divulgada no ano passado pela Organização civil Transgender Europe mostrou que o Brasil é líder em assassinatos de travestis e transexuais no mundo. Segundo o relatório da ONG, em números absolutos, 868 pessoas trans foram assassinadas no país, entre 2008 e 2016.

16ª Caminhada de Mulheres Lésbicas e Bissexuais de São Paulo

Já no sábado, as mulheres lésbicas e bissexuais vão às ruas para resistir e lutar contra todos os tipos de opressão. Com o eixo “Somos Marielle: contra a criminalização da pobreza, o genocídio e a intervenção militar”, a 16ª Caminhada de Mulheres Lésbicas e Bissexuais de São Paulo vai, mais uma vez, colocar as vozes e lutas contra qualquer tipo de injustiça social, violência e opressão.

Para homenagear esses 15 anos, a caminhada volta a ter seu trajeto inicial, que começará na praça Oswaldo Cruz e será finalizada com apresentações artísticas no Masp.

Parada do Orgulho do LGBT de São Paulo

A 22ª edição da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo acontece domingo (3), com concentração a partir das 10h em frente ao Masp, na Avenida Paulista.

Esta edição tem “Eleições” como tema, com o slogan “Poder para LGBTI+, Nosso Voto, Nossa Voz”.

A 22ª edição da Parada do Orgulho LGBT terá sua concentração às 10 h e início da marcha às 12h com saída do primeiro trio elétrico. O trajeto dos carros será entre a Avenida Paulista e a Rua da Consolação. O início da marcha está programado para as 12h, com a saída do primeiro trio. O último trio chega à Rua da Consolação às 18 h.

*

Lançamento Elas Por Elas LBT

1º/06, das 9h às 18h
Local: Auditório da sede nacional do PT (Rua Silveira Martins, 132, Sé – São Paulo/SP)

1 ª Marcha do Orgulho Trans da cidade de São Paulo

1º/06, das 14h às 20h
Local: Largo do Arouche
Confirme presença na página do evento.

22ª edição da Parada do Orgulho LGBT de São

Data: 3/6, das 10h às 18h
Local: Concentração na Avenida Paulista, em frente ao Masp
Confirme presença na página do evento 

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast