Bancadas no Congresso: Novas lideranças substituem parlamentares que assumiram governo

Reginete Brito (RS), Merlong Solano (PI), Josias Gomes (BA), Elton Welter (PR), Vicentinho (SP) e Alfredinho (SP) na Câmara e Augusta Brito, no Senado, substituem titulares licenciados

Site do PT

Imagem: Site do PT

As bancadas do Partido dos Trabalhadores na Câmara e no Senado ganharam novos integrantes esta semana, já que alguns deputados federais e senadores do Partido dos Trabalhadores, que foram reeleitos e eleitos em 2022, assumiram cargos no governo Lula e tiveram que se licenciar dos seus mandatos. Na bancada do PT na Câmara um total de cinco suplentes substituem os parlamentares titulares.

Pelo PT-RS, Reginete Brito substitui o deputado Paulo Pimenta que assumiu como ministro-chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom). Mulher negra e ativista, Reginete Brito afirmou que o seu mandato tem compromisso com a Articulação Nacional de Mulheres Negras, a Coalizão Negra por Direitos e o Movimento Negro Unificado (MNU, atuando no combate ao racismo e à fome no Brasil.

Por São Paulo, em substituição aos agora ministros do governo Lula, Paulo Teixeira, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), e Alexandre Padilha, da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), entram Alfredinho e Vicentinho.

Vereador por três mandatos na capital paulista, Alfredinho sempre se destacou por projetos em defesa da população da periferia da capital paulista. Já Vicentinho, que vai iniciar seu sexto mandato consecutivo na Câmara, reafirmou a sua luta em defesa da classe trabalhadora, do povo negro, indígena, das mulheres e das pessoas com deficiência.

Outra mudança, só que definitiva, foi entre os parlamentares eleitos pelo PT piauense. A deputada Rejane Dias, do PT do Piauí, renunciou ao mandato na Câmara Federal para assumir como conselheira no Tribunal de Contas do Estado e em seu lugar assume Merlong Solano. Ele já foi vereador em Terezina, secretário de estado, deputado estadual e deputado federal.

Na bancada baiana do PT, o deputado federal Afonso Florence, que assumiu a Secretaria de Estado da Casa Civil do governo de Jerônimo Rodrigues, será substituído por Josias Gomes, que irá exercer o seu quinto mandato consecutivo na Câmara Federal, onde sempre teve uma atuação muito ativa em defesa da questão agrária e de outros temas sociais.

Pelo PT do Paraná, o deputado reeleito Enio Verri se licencia para assumir a direção da Itaipu Binacional, a convite do presidente Lula, e será substituído pelo primeiro suplente Elton Welter. Elton foi deputado estadual por três mandatos e também vereador na cidade de Toledo (PR).

O deputado federal eleito Luiz Marinho (PT-SP) também se licenciou do mandato para assumir o Ministério do Trabalho no governo Lula, porém o seu suplente pertence ao PCdoB.

Nova senadora

Na bancada do PT no Senado também tem uma nova integrante, que já assumiu a vaga deixada pelo senador eleito e ex-governador Camilo Santana (PT-CE), nomeado ministro da Educação do governo Lula.

É a ex-prefeita do município cearense de Graça e ex-deputada estadual por dois mandatos, Augusta Brito, que tomou posse no cargo de senadora na última quinta-feira (2). Augusta já anunciou que terá o seu mandato focado na defesa dos direitos da mulher, no combate à violência doméstica e no fortalecimento da educação e dos direitos humanos.

Como deputada estadual, um dos destaques da sua atuação foi a criação e o fortalecimento da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Ceará.Com a ampliação das parcerias no Estado, a gestão de Augusta Brito expandiu de 4 para 100 o número de Câmaras de Vereadores com Procuradoria da Mulher em funcionamento, num universo de 184 municípios cearenses.