Jornada de formação Nova Primavera encerra inscrições nesta quarta

Entenda como serão as oficinas de formação da Nova Primavera 2022; inscrições se encerram neste 23 de março

Site do PT

Nova Primavera

A Jornada Nacional de formação dos Comitês Populares de Luta, o Nova Primavera 2022, encerra suas inscrições nesta quarta-feira (23). Serão seis encontros, sendo um por semana, entre abril e maio, com quatro encontros nacionais e dois estaduais ou regionais.

O objetivo das oficinas é qualificar militantes para a criação e manutenção dos Comitês Populares de Luta.

O conceito dos Comitês Populares não é igual ao conceito tradicional de comitê eleitoral, embora em determinados momentos possam servir a isso também. Porém, o intuito principal é agrupar as pessoas em seus territórios levando em consideração a realidade de cada lugar.

A ideia é estimular os Comitês a dialogarem com o povo. “Queremos que nossa militância volte a fazer uma coisa que ela já não faz há algum tempo, que é estar presente na vida do povo. Conversar com as pessoas a partir da sua vida real, das suas dificuldades, do desemprego, da fome, da falta de políticas culturais, falta de saneamento, de saúde, de educação. E ajudar as pessoas a se unirem, para lutarem pela melhoria de vida, demonstrando que a eleição do Lula está vinculada diretamente a esse processo de melhoria da vida das pessoas”, disse o diretor da Escola Nacional de Formação Política do PT, Gilberto Carvalho. Como isso será feito, ficará a cargo da criatividade de cada um dos Comitês. “Pode ser  através de visitas às casas, ou levar uma mesa com um bolinho e um chá para chamar pessoas para conversar, ou através de uma carreata ou passeata, através do teatro de rua”, sugere Carvalho.

A Jornada vai orientar a militância a fazer mapeamento dos territórios, entendendo quais são as necessidades da população de cada lugar. Por isso, serão oferecidas duas oficinas dividindo os participantes em suas próprias regiões, para que a construção dos Comitês seja planejada em cada um dos estados do país. Ao mesmo tempo, será desenvolvida a forma como o programa deverá ser apresentado, quais são os elementos fundamentais a serem trabalhados em cada território.

Durante a Jornada também serão trabalhadas técnicas de como explorar as redes sociais para organizar ainda mais o povo e se comunicar melhor sobre as pautas, principalmente através do WhatsApp. Além disso, consta na programação oficinas para a criação de memes, vídeos para o Tik Tok ou para o Youtube. Serão ainda abordadas a importância do uso das hashtags e de ações integradas nas redes, para trazer mais engajamento para as campanhas.

Combate às fake news

Outro aspecto importante da formação será a orientação para o enfrentamento das acusações mais frequentes usadas contra Lula e o PT. A compreensão de que o lado bolsonarista não terá escrúpulos em usar os métodos mais sujos, pesados e violentos nessa campanha reforça a necessidade de instruções para enfrentar esse jogo. “Vai ser uma campanha diferente porque nós vamos ter uma direita militante, organizada e violenta. Não é à toa que o Bolsonaro liberou o uso de armas sem critério, ou com os critérios mais frouxos possíveis”, alertou Gilberto Carvalho.

Por isso, a Jornada buscará munir os participantes com informações e técnicas para desmontar as fake news. Embora as pessoas estejam sofrendo as consequências do bolsonarismo, muitas vezes elas não fazem a ligação dos males com a causa principal, que é a política de Bolsonaro.

Permanência dos Comitês

Após as eleições, os Comitês deverão continuar organizados e ativos para defender e dar suporte às causas do Partido. “Nós não esperamos apenas obter o voto. Nós queremos conquistar o coração e a mente das pessoas para que elas se engajem nesse processo de mudança do Brasil, que não se dá apenas pelo papel do Executivo ou pelo trabalho dos deputados e senadores, mas, sobretudo, pela ação ativa do povo organizado. Por isso, insistimos que tão importante quanto ganhar o voto, é ganhar a opinião, o coração e a mente das pessoas”, afirma Carvalho.

Assim, é muito importante que aqueles que pensam em construir um Comitê – ou aqueles que já criaram o seu Comitê – participem! A troca de experiências e iniciativas ajuda a ampliar a ação das pessoas. Esse é o sentido da Jornada Primavera 2022, cuja inscrição termina no dia 23 e para a qual contamos com a participação de todos!

Vamos juntas e juntos formar milhares de Comitês Populares de Luta e fazer florescer a nova primavera!

Clique aqui para se inscrever

Da Redação/Comitê Popular de Luta