Campanha suja à vista: conta de Bolsonaro no Twitter se enche de robôs

Especialistas apontam que Bolsonaro ganhou dezenas de milhares de seguidores falsos em apenas um dia na rede social. Dados indicam que ex-capitão continuará apostando nas fake news 

Site do PT

Bolsonaro se arma de robôs para espalhar fake news

A pouco mais de cinco meses das eleições no Brasil, Jair Bolsonaro e seus cúmplices dão sinais de que estão preparando, como fizeram em 2018, uma campanha suja e baseada em mentiras. 

Diferentes especialistas alertam que o perfil no Twitter do ex-capitão e de vários de seus apoiadores tiveram uma explosão repentina no número de seguidores. E que a maioria desses novos seguidores são contas falsas, que só servem para replicar as mentiras que Bolsonaro e sua gangue adoram disseminar pela internet.

Um dos primeiros a dar o alerta foi Pedro Barciela, especialista em monitoramento e análise de redes sociais on-line. Na tarde de terça-feira (26), ele avisou que no domingo e na segunda-feira Bolsonaro ganhou 31 mil seguidores, 155% a mais do que ganhou nos dois dias anteriores. E algo semelhante ocorreu com bolsonaristas.

“Algo se moveu e não foi orgânico”, disse Barciela. No linguajar da internet, orgânico é aquilo que é espontâneo e verdadeiro. Algo que não é orgânico é falso e armado.

Horas depois, já na noite de terça-feira, o especialista atualizou os dados: em 24 horas, Bolsonaro ganhou 88 mil seguidores. E citou um dado divulgado pelo especialista em tecnologia dos Estados Unidos Christopher Bouzy: dessas 88 mil contas, 58% foram criadas de segunda para terça-feira. Ou seja, são provavelmente contas falsas, os chamados robôs ou bots.

O especialista citado por Pedro Barciela também duvida que Bolsonaro e sua gangue tenham sido capazes de ganhar tantos seguidores sem trapacear. 

“Estão me perguntando se eu acredito que as novas contas seguindo Jair Bolsonaro são orgânicas, e a resposta curta é não. Eu não acho que dezenas de milhares de brasileiros decidiram criar novas contas ao mesmo tempo e seguir Bolsonaro porque Elon Musk está comprando o Twitter”, escreveu Bouzy.

Compra do Twitter preocupa

No seu tuíte, Bouzy se refere à compra bilionária do Twitter pelo homem mais rico do mundo, Elon Musk, que decidiu pagar US$ 44 bilhões pela rede social.

Os especialistas dizem não poder afirmar que a enxurrada de robôs nas contas dos bolsonaristas tenha ligação direta com a compra feita por Musk. Mas estão preocupados com as intenções do multibilionário, que passará a controlar, sozinho, uma das mais influentes redes sociais do mundo. Sob seu domínio, o Twitter corre o risco de virar um terreno ainda mais fértil para fake news, a arma política preferida dos Bolsonaros.

Musk é conservador e não esconde seu apreço por políticos da extrema-direita. Não é absurdo pensar que tenha o interesse em usar sua fortuna para direcionar a política mundo afora. 

É o que pensa Caio Vieira Machado, advogado e cofundador do Instituto Vero, organização voltada para a defesa de direitos na esfera pública digital. “O maior interesse do Musk é comprar um pedaço da esfera pública de discussão mundial e ter a capacidade de ajustar a arquitetura desse espaço”, disse Machado ao G1.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast