Começa amanhã o debate do programa de governo de Lula para as mulheres, pela região Norte

Este é o primeiro de cinco encontros regionais para construir o programa de governo de Lula para as mulheres do Brasil. Texto-base já está disponível. Participe!

As mulheres da região Norte darão início à construção coletiva do programa de governo de Lula para as mulheres do Brasil.  O primeiro Encontro Regional será realizado amanhã, dia 15 de junho, às 19h (horário de Brasília). Para participar, basta se inscrever neste formulário. O formato é online.

A iniciativa organizada pelo Comitê Nacional de Luta “Mulheres com Lula” visa debater e construir propostas que abarquem a diversidade das demandas das mulheres em todo país. No caso da região Norte, a fome e o caos social provocados pela crise econômica do governo Bolsonaro estão violentando de diversas formas a existência das mulheres. O levantamento da Rede Penssan mostra  que a insegurança alimentar e a fome se acentuam nas regiões Nordeste e Norte. Os  índices de insegurança alimentar estavam acima de 60% no Norte e passaram de  70% no Nordeste. A fome, que afetou 9% da população brasileira como um todo, atingiu 18,1% dos lares no  Norte e 13,8% do Nordeste

“Vamos começar pela região Norte, uma das mais afetadas pela fome, pela crise sanitária, social e econômica. Queremos fazer escutas e incorporar contribuições de todo país para garantir a abrangência e a diversidade das demandas das brasileiras”, anunciou Anne Moura, secretária nacional de mulheres do PT.

O texto-base dos Encontros já está disponível e o ponto de partida dos debates é o novo mapa da fome do Brasil, que tem gênero, tem cor e território. Atualmente, são 33 milhões de brasileiros passando fome e o índice para as  mulheres já ultrapassa a trágica média nacional de pessoas nessa situação: hoje, um em cada cinco lares chefiados por mulheres não têm o que comer na mesa. Nos domicílios em que o responsável é negro, a fome aumentou de 10,4% para 18%. A fome em famílias com crianças quase dobrou, apontou o documento.

O objetivo desses Encontros é construir um processo de discussão participativa para elaborar propostas, voltadas para as mulheres, a serem incluídas no programa de governo de Lula em todo Brasil.

Fique por dentro do calendário de Encontros Regionais

26/06 –Mulheres do Sul com Lula (9h – online)

28/06 –Mulheres do Centro-Oeste com Lula (18h – online)

30/06– Mulheres com Lula MG (18h – híbrido com presencial em BH)

01/07 – Estadual Mulheres do Rio de Janeiro com Lula (presencial)

03/07 – Estadual Mulheres de São Paulo com Lula (presencial)

04/07 – Encontro Mulheres do Sudeste com Lula (online)

06/07 – Encontro Mulheres com Lula Nordeste (somente on-line)

*Algumas regiões ainda estão definindo as datas. Acompanhe as atualizações e não perca as atividades da sua região.

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast