Comitê Popular de Heliópolis organiza caminhada contra a fome

O objetivo da marcha é dialogar com os moradores da região e denunciar a fome, o desemprego e a falta de moradia

Recém-inaugurado, o Comitê Popular de Luta de Heliópolis já planeja sua primeira grande atividade. No próximo dia 30 de julho, será realizada uma caminhada pela região do Parque Bristol e Jardim São Savério. O objetivo é conversar com os moradores e denunciar a situação de desemprego, falta de moradia e miséria em que o país se encontra.

“Temos que ir pra rua, conversar com o povo. Explicar, porque têm pessoas que às vezes escutam jornal, mas não entendem direito o que está acontecendo. Nós estamos aqui para explicar o que está acontecendo no nosso país. E para realizarmos tudo isso, o Comitê é de suma importância aqui na nossa comunidade”, disse Lia, presidenta da Associação Nova Heliópolis, entidade que atua na luta por moradia na região.

Localizada na Zona Sul da capital paulista, Heliópolis é a maior comunidade de São Paulo. No local, vivem aproximadamente 200 mil pessoas. O Comitê Popular de Luta de Heliópolis foi lançado no último 11 de junho. A comunidade de Heliópolis tem um legado de lutas e forte atuação das associações de moradores. O Comitê veio unificar as diversas entidades e movimentos populares que já atuam na região.

O lançamento do Comitê contou com a presença do ex-ministro dos governos Lula e Dilma, Gilberto Carvalho; da Secretária Nacional de Organização do PT, Sonia Braga; do Coordenador Nacional da Central de Movimentos Populares (CMP), Raimundo Bonfim; do economista Guilherme Mello; da Presidenta da União de Núcleos e Associações dos Moradores de Heliópolis e Região (UNAS), Antonia Cleide Alves e da Presidenta da Associação Nova Heliópolis, Maria de Fátima Souza, a Lia.

“A importância desse Comitê é que ele vai ser um apoio muito grande para a militância aqui em Heliópolis. Além disso, eu achei muito bom porque juntou todos os movimentos que já atuam aqui. É aquela parceria que nos fortalece. Um ajuda o outro, porque a hora é essa. É hora de dar as mãos, se unir e partir para a luta!”, destacou Lia.

O objetivo do Comitê é debater os reais problemas do dia a dia com a população, como desemprego, fome e o aumento do custo de vida, além de desenvolver ações de solidariedade. “O propósito desse espaço é ampliar o diálogo com as trabalhadoras e trabalhadores. O intuito é a partir das organizações locais de base aumentar a conexão com o maior número de pessoas, debatendo em um primeiro momento a situação da crise econômica e desemprego no país”, disse Raimundo Bonfim, coordenador da CMP.

O ex-ministro Gilberto Carvalho denunciou o aumento da fome e da miséria no Brasil e afirmou que “um eventual governo Lula será melhor ainda do que os anteriores, com forte compromisso de combater a desigualdade social e com muita participação dos movimentos populares”.

A Secretária Nacional de Organização do Partido dos Trabalhadores, Sonia Braga, ressaltou a importância da criação dos Comitês Populares, e enfatizou que eles “serão ferramentas fundamentais para fortalecer a luta pela reconstrução do Brasil”.

Da Redação/Comitê Popular de Luta