Correção do IR pode ser feita por faixas de renda, diz Levy

Ministro da Fazenda se reuniu com o presidente do Senado para discutir alternativas para o reajuste do imposto

Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, explicou, após reunião com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que a correção da tabela do Imposto de Renda para pessoa física poderá ser feita por faixas de renda.

Segundo o ministro, a ideia do governo federal é beneficiar contribuintes que ganham menos e oferecer a esse grupo um índice maior de correção. Este percentual poderá chegar a 6,5%.

“Há algumas possibilidades, mas o conceito, evidentemente, é dar um ajuste mais significativo para as faixas de menor renda de tal maneira que os tetos dessas faixas tenham um aumento um pouco maior do que tinha se pensado originalmente, de 4,5%”, explicou Levy.

“A gente está vendo, dentro do quadro de ajuste fiscal, se nós podemos focar para dar algo um pouco maior na linha que o Congresso tem sugerido para as faixas de menor renda”, adiantou o ministro.

O Congresso Nacional havia aprovado, no início do ano, o reajuste em 6,5% na tabela do Imposto de Renda. No entanto, Dilma vetou o texto e justificou que o percentual não caberia no orçamento do governo.

Nesta segunda-feira (9), o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Pepe Vargas, havia informado que o governo iniciou um diálogo com a base aliada para discutir o veto da presidenta Dilma Rousseff à correção da tabela do Imposto de Renda.

A discussão sobre o assunto será apresentada ainda na tarde desta terça-feira pelos presidentes do Senado e da Câmara aos líderes.

Da Redação da Agência PT de Notícias com informações da Agência Brasil

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast