CPI da Covid: Saiba o que é e como funciona uma CPI

CPI é uma forma de o Parlamento exercer sua atividade fiscalizadora. A Constituição e a Lei 1.579 de 1952 determinam que ela deve somente apurar fato determinado e ter um prazo certo de duração

Senado Federal

Plenário da CPI da Covid

Nesta semana ocorreu a instalação da CPI da Covid no Senado. E as Comissões Parlamentares de Inquérito são um importante instrumento em nossa democracia para entender o que acontece por trás das decisões que afetam a vida do povo brasileiro.

As CPIs são uma forma de atuação legislativa em que os parlamentares se juntam em um grupo para conduzir investigações sobre temas cuja fiscalização é de sua competência. As CPIs devem apurar um fato determinado por um tempo específico.

Caberá a CPI da Covid, por exemplo, apurar a utilização do dinheiro destinado pela União para combater a pandemia, inclusive, nos casos de omissão e mau uso dos recursos repassados.

Não cabe ao colegiado, de acordo com o Regimento Interno, apurar a atuação de governos estaduais e municipais. Esse papel deverá ser desempenhado por investigações nas casas legislativas de cada estado e município.

Do PT no Senado

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast