Datafolha: Maioria dos moradores da região aprovam Paulista Aberta

61% da vizinhança aprovou a abertura da avenida para o público; outras vias da cidade também estão abertas

São Paulo- SP- Brasil- 24/01/2016- Movimento de ciclistas e pedestres na avenida Paulista, na tarde deste domingo (24/01). Foto; André Tambucci/ Fotos Públicas

Se você for paulistano e resolver aproveitar o domingo para passear na Paulista aberta, sinta-se bem vindo. Uma pesquisa Datafolha publicada hoje na revista São Paulo, da Folha de S.Paulo, mostra que a maior parte dos moradores da região aprovou a abertura da avenida para a população.

A aprovação geral foi de 61%, mas o número é ainda maior entre os jovens. Na faixa entre 25 a 34 anos, a adesão foi de 84% e entre os de 16 a 24, de 79%. Não é muito difícil entender  o porquê. O fluxo de bicicletas e pessoas se mistura aos pequenos pontos de cultura que se formaram ao longo do trajeto, com palhaços, forró, bandas variadas, brinquedos infantis, e outras novidades que aparecem a cada domingo. Em tempos de tablets e smartphones, é possível encontrar crianças brincando na rua como antigamente.

A iniciativa do prefeito Fernando Haddad tem o objetivo de resgatar os espaços de lazer do paulistano e estimular apropriação da rua e da cidade pela população. Para isso, o fluxo de veículos foi fechado entre às 9h e às 17h na avenida. Segundo a reportagem da Folha, os hospitais da região afirmaram que o fechamento para carros não prejudicou o  acesso às instituições.

Ainda segundo a pesquisa, 75% dos moradores da região já foram à Paulista aos domingos pelo menos uma vez. Já a nota média atribuída pelos moradores foi de 8,2.

Além da Paulista, o projeto Ruas Abertas está abrindo grandes avenidas para o público nas outras zonas da cidade, como a avenida Sumaré (zona oeste), Carlos Caldeira Filho e Luiz Gushiken (zona sul)  e ruas do Mar Paulista (zona sul) e Benedito Galvão (zona leste).No Ipiranga, a Rua Aida, entre a Rua Auriverde e Rua Lício de Miranda, na Vila Carioca também foi aberta. A Avenida Luiz Dumont Villares, na zona norte, também está livre para os pedestres aos domingos.

 

 

paulista aberta 1 paulista aberta 3paulista lazer haddad são paulo Foto ANDRÉ TAMBUCCI  FOTOS PÚBLICAS

 

 

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast