Defesa de Lula entra com pedido de liberdade do ex-presidente no STF

Advogados pedem que decisão do STJ de negar o habeas corpus seja revista tendo em vista o pedido de suspeição do juiz e futuro ministro de Bolsonaro Sérgio Moro

A defesa do ex-presidente Lula entrou com um pedido de habeas corpus nesta segunda-feira (5) no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a suspeição do juiz/político Sérgio Moro, a nulidade do processo e a liberdade de Lula.

Diante dos fatos novos que corroboram ainda mais o pedido de suspeição do juiz e agora assumido ministro de Jair Bolsonaro, Sérgio Moro, a defesa decidiu entrar com o HC. Para os advogados, o juiz do caso agiu de forma política e atuou fora do âmbito do processo influenciando o período eleitoral. Os advogados lembram que, durante a campanha, Moro manteve contato com a cúpula do candidato Bolsonaro e, também durante esse período se manteve à frente do processo contra Lula, que até agosto liderava as pesquisas de intenção de voto.

“Moro compareceu a sucessivos eventos organizados por adversários políticos do Paciente, mas nunca por seus correligionários, (v) abandonou suas férias, em plena manhã de domingo, para despachar quando não havia sido convidado, tão somente para impedir a soltura do Paciente, (vi) levantou parcialmente o sigilo de delação premiada que prejudicava o Paciente às vésperas do primeiro turno das eleições presidenciais, (vii) aceitou servir como Ministro de Estado do principal opositor político do Paciente; tudo isso sem esquecer de que (viii) conferiu apoio público à manifestação realizada contra a agremiação partidária do Paciente, ainda em 2016”, afirmou a defesa.

Confira o documento na íntegra.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast