Deputados criam Frente Parlamentar em Defesa da Casa da Moeda

Iniciativa será lançada na quarta (7) em Brasília e terá como foco evitar que mais um patrimônio do povo brasileiro seja privatizado pelos golpistas

Reprodução

Sede da Casa da Moeda No Rio de Janeiro

Sob a ameaça de privatização de mais uma estatal, deputados federais irão criar a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Casa da Moeda do Brasil, que já conta com o apoio de 222 parlamentares. O lançamento está marcado para esta quarta-feira (7), às 14h30, no Plenário 3 do Anexo II da Câmara dos Deputados, em Brasília.

Com o objetivo de evitar que mais um patrimônio do povo brasileiro seja privatizado, a ideia é trabalhar pela valorização da estatal. A Frente é presidida pelo deputado federal Celso Pansera (PT-RJ). Os deputados Luiz Sérgio (PT-RJ)Deley (PTB-RJ), Glauber Braga (PSOL-RJ) e Wilson Bezerra (MDB-RJ) também compõem a mesa diretora do colegiado.

“A criação da frente é um avanço importante em defesa da Soberania Nacional. O órgão que fabrica a nossa moeda precisa ser valorizado, mas jamais entregue nas mãos da iniciativa privada. O governo, além de comprar papel-moeda do exterior, ameaça a centenária indústria com a privatização. No que depender da nossa luta, a Casa da Moeda é e sempre será patrimônio do povo brasileiro”, ressalta Pansera.

O presidente do Sindicato Nacional dos Moedeiros, Aluízio Junior, faz coro à fala. Para ele, a ameaça de privatização da Casa da Moeda é o prenúncio de um ataque maior, na tentativa de subordinar a economia do País aos interesses de bancos privados.

“A Casa da Moeda é uma empresa pública que, além de gerar recursos que são investidos no País, ajuda a garantir nossa soberania monetária. O ataque à nossa capacidade de produção do meio circulante, nossa moeda, que intermedeia todas as transações comerciais em nosso país, é um erro estratégico que poderá abortar o futuro do nosso País como potência mundial.”

Criada com base no requerimento de nº 7.957/2017, a frente – que tem a assinatura de 208 deputados e 14 senadores – pretende estimular a participação da sociedade no debate sobre uma possível privatização bem como os impactos que a ação traria à soberania nacional.

No Estatuto está pautada a modernização dos processos de gestão técnica-operacional e administrativa da Casa da Moeda, melhorando suas práticas de Gestão e Governança Corporativa. Além disso, o regimento prevê também o aperfeiçoamento da legislação e da regulação setorial, por meio do Congresso Nacional.

SERVIÇO
Data de lançamento: 7 de março de 2018
Horário: 14h30
Local: Plenário 3 do Anexo II da Câmara dos Deputados, Brasília – DF

Do PT na Câmara

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast