Deputados europeus denunciam assassinato de Marielle Franco

Podemos, partido espanhol, pediu em carta que a Europa suspenda negociações com Mercosul e que exija do Brasil uma investigação eficaz

Divulgação

Deputados de diversos países europeus homenagearam nesta quinta-feira (15), durante o parlamento Europeu em Estrasburgo, a vereadora Marielle Franco (PSOL) assassinada a tiros na noite de quarta (14) no Rio de Janeiro, junto ao motorista Anderson Gomes.

Eles levaram cartazes com o escrito “Mariella, presente” e usaram as redes sociais para denunciar o crime e contar sobre a atuação da parlamentar em defesa dos direitos humanos. O partido espanhol Podemos enviou uma carta para a Comissão Europeia exigindo a “condenação” pública do crime e pedindo que a Europa exija que o Brasil faça uma investigação eficiente e que permita chegar à verdade dos fatos.

O Podemos pediu, ainda, que as autoridades em Bruxelas suspendam as negociações comerciais para fechar um acordo de livre comércio entre a Europa e Mercosul. O documento foi enviado para a Alta Representante para Assuntos Exteriores da Europa, Federica Mogherini.

A parlamentar, que tinha 38 anos, era relatora da Comissão da Verdade, instalada no Rio de Janeiro para acompanhar a intervenção federal, e havia denunciado policiais militares por abuso e crimes em comunidades do Rio de Janeiro.

Assista ao vídeo:

Parlamento Europeu

Execução de Marielle Franco repercute no parlamento europeu #MariellePresente #AndersonPresente

Publicado por Erika Kokay em Quinta-feira, 15 de março de 2018

Da redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast