Diálogo é caminho para retomada do crescimento, aponta Guimarães

Após reunião da presidenta com deputados líderes da base aliada, líder do governo na Câmara destacou acordo fechado pela base para impedir aumento de despesas públicas

Foto: Lula Marques/AGPT

A presidenta Dilma Rousseff se reuniu, nesta terça-feira (16), com líderes da base aliada na Câmara dos Deputados. Na avaliação do líder do governo, deputado José Guimarães (PT-CE), o destaque do encontro foi a disposição da presidenta ao “diálogo”. A reunião com os parlamentares acontece um dia depois de Dilma se encontrar com senadores da base aliada.

“O diálogo é o caminho condutor da discussão das reformas, diálogo com a sociedade, com os movimentos sociais, e diálogo com o Congresso. Fazer com que a partir daí se consolide um caminho decisivo, que é a retomada do crescimento da economia”, afirmou Guimarães, após o encontro.

Participaram da reunião com a presidenta Dilma, nesta terça,  24 deputados líderes e vice-líderes das bancadas de 14 partidos. Na avaliação do líder, essa aproximação  permitirá a retomada de votações de matérias de interesse do País no Congresso Nacional, principalmente as reformas fiscal e tributária, e a reforma da Previdência. Guimarães também ressaltou a importância do debate sobre Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF)  e a votação de  12 medidas provisórias de interesse do governo.

“Sinalizamos, por sugestão dos líderes, a disposição de fazer um pacto pelo crescimento, que é não votar aumento de despesa e, a partir daí, discutir a qualidade do gasto público. Todas as falas foram nesse sentido: não aumentar despesa e, evidentemente, precisa aumentar a receita, e para isso a CPMF é a prioridade das prioridades”, disse Guimarães.

De acordo com o líder do governo, o novo ciclo de diálogo foi iniciado com a ida da presidenta ao Congresso Nacional, no dia 2 de fevereiro. Para ele, a interlocução entre governo federal e Congresso será permanente, a partir de reuniões de Dilma com as bancadas sobre a retomada do crescimento.

“Somaram-se as vontades dos líderes ao desejo da presidenta de dar ritmo acelerado ao diálogo com sua base no Congresso. Foi o ponto alto da reunião, é esse diálogo que será feito a partir de agora”, contou. As reuniões com as bancadas devem acontecer entre segunda e quarta, e terão como foco o debate econômico e a retomada do crescimento.

Ainda de acordo com Guimarães, governo dialogará com todos, inclusive com a “oposição, governadores, prefeitos”, entre outros.

Por Luana Spinillo, da Agência PT de Notícias