Dilma debate projetos para o Brasil com empresários

Aécio e Campos também participarão de debates pela manhã, com a CNI

A presidenta Dilma Rousseff participa, na quarta-feira (30), do “Diálogo da indústria com candidatos à presidência da República”, que reunirá cerca de 700 empresários no auditório da sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília, para ouvir as propostas dos candidatos em relação ao setor.

“Há inúmeras oportunidades de crescimento para o País e para a indústria, mas precisamos vencer alguns desafios e o principal deles é a questão da competitividade”, diz o diretor de Políticas e Estratégia da CNI, José Augusto Fernandes. “A indústria é imprescindível para o Brasil crescer mais e melhor”.

A CNI promoveu nove meses de debates e reuniões para concluir 42 estudos, de 10 diferentes temas (de educação e ambiente macroeconômico a eficiência do Estado e relações de trabalho) para preparar propostas aos presidenciáveis.

Infraestrutura – A indústria defende, por exemplo, a alocação de mais R$ 102 bilhões anuais (2,9% do Produto Interno Bruto/PIB) no desenvolvimento da infraestrutura, contra os R$ 73 bilhões (2,1% do PIB) atuais. A meta é investir R$ 175 bilhões por ano (5% do PIB).

A CNI propõe mais qualidade nas licitações públicas, a implantação de um banco de projetos e a obrigação que eles sejam detalhados e precedidos de licenciamento ambiental, além do aperfeiçoamento da participação do setor privado (via concessões) pelo Regime Diferenciado de Contratação (RDC).

O evento da CNI terá transmissão pelo Portal da Indústria, na internet, previsto para inciar às 14h30 e ter uma hora e meia de duração. Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB), terão seus diálogos com o empresariado também nessa quarta-feira, antes de Dilma.

Por Márcio Morais, da Agencia PT de Notícias