Dilma lança Plano Safra de R$ 187 bi para 2015-2016

Valor representa um aumento de 20% nos recursos destinados ao crédito para financiar a próxima safra. Este é o maior volume de recursos já liberado para o setor na história

Presidenta Dilma Rousseff durante cerimônia de lançamento do Plano Agrícola e Pecuário 2015/2016. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR.

A presidenta Dilma Rousseff anunciou, nesta terça-feira (2), R$ 187,7 bilhões para o Plano Agrícola e Pecuário 2015-2016. De acordo com o governo federal, valor representa um aumento de 20% nos recursos destinados ao crédito para financiar a próxima safra. Além disso, este é o maior volume de recursos já liberado para o setor na história.

“Investir na agropecuária brasileira é um ótimo negócio e, por isso, o governo confere a partir de amanhã [quarta] importância ao financiamento deste setor tal como em anos anteriores”, disse a presidenta, em cerimônia para anunciar o plano.

“Tenho certeza de que nossos produtores continuarão respondendo a este país com mais produção de alimentos para a população e mais emprego, mais riqueza”, completou.

Dilma também informou que os juros para acesso ao crédito será realinhado. No entanto, este reajuste será feito sem comprometer a capacidade de pagamento dos produtores.

“Manteremos taxas de juros diferenciadas para as linhas de investimento prioritárias e para o médio produtor”, garantiu a presidenta.

Durante o lançamento, o governo informou que o volume de recursos para Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp) foi elevado para R$ 18,9 bilhões.

“Persistimos em nossa estratégia de criar uma classe média rural forte, ancorada em uma produção competitiva e sustentável”, explicou Dilma.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do Blog do Planalto