Dilma repudia vazamentos às vésperas da votação do impeachment

Presidenta afirmou que vai pedir apuração no STF e que vazamentos de investigações sigilosas são feitos por quem tem “interesses escusos e inconfessáveis”

Foto: Lula Marques/AgênciaPT

A presidenta Dilma Rousseff criticou, nesta quarta-feira (4), o vazamento à imprensa de investigações que, ao que tudo indica, estavam sob sigilo. Segundo ela, as divulgações de informações para a mídia às vésperas da votação do pedido de impeachment no Senado são feitas por pessoas que “têm interesses escusos e inconfessáveis” e garantiu que vai pedir ao Supremo Tribunal Federal (STF) a apuração dos vazamentos.

“Eu vou solicitar ao ministro da AGU que solicite a abertura no Supremo para apurar esses vazamentos. Esses vazamentos têm uma característica: você vaza e depois, se se caracterizar que nada há, o dano já foi feito. E daí, o que querem com isso? Querem o dano feito”, disse a presidenta, revelando que tomou conhecimento do pedido de investigação pelos jornais.

Dilma aproveitou para criticar o conteúdo das acusações. “As denúncias feitas pelo senador Delcídio do Amaral são absolutamente levianas, e sobretudo mentirosas, conforme já reiterei sistematicamente desde que elas apareceram. Aliás, o senador Delcídio tem a prática de mentir e isso ficou claro ao longo de toda essa questão relativa a sua prisão a partir das gravações”, analisou.

A presidenta disse ainda que a abertura do inquérito vai comprovar que as denúncias são, mais uma vez, mentira do senador e disse que sua credibilidade é precária.

Nesta mesma quarta-feira (4), Dilma divulgou nota em sua página oficial no Facebook, onde repudia denúncias feitas por Delcídio.

Leia nota na íntegra:

“As denúncias feitas pelo senador Delcídio do Amaral são absolutamente levianas e, sobretudo, mentirosas, conforme já reiterei, sistematicamente, desde que elas apareceram. Aliás, o senador Delcídio tem a prática de mentir e isso ficou claro.

Tenho certeza que a abertura do inquérito vai demonstrar apenas que o senador, mais uma vez, faltou com a verdade, como, aliás, fez anteriormente, quando acusava, na primeira gravação, ministros do Supremo e depois retirou a acusação. Agora, acusa a mim. Tenho consciência das mentiras do senador Delcídio do Amaral e acho que a credibilidade dele é bastante precária.

Acredito que é necessário investigar de onde surgem essas afirmações do senador e comprovar. Lamento que mais uma vez algo muito grave tenha acontecido, que é o vazamento. Foi pela imprensa que eu tomei conhecimento. Um vazamento, ao que tudo indica, de uma informação que estava sob sigilo e vaza, estranhamente, às vésperas do julgamento do Senado.

Aqueles que vazaram têm interesses escusos e inconfessáveis e eu vou solicitar ao ministro da AGU que peça ao Supremo Tribunal Federal para apurar esses vazamentos, que têm uma característica: primeiro você vaza e, depois, se caracterizar que nada há, o dano já foi feito. Querem com isso apenas o dano feito.

Dilma Rousseff”

Por Luana Spinillo, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast