Eleições 2020: PT do Rio oficializa nome de Benedita da Silva

Encontro virtual contou com as participações de Lula, Dilma, Gleisi, Haddad e lideranças sociais.

Thais Gobbo

Benedita da Silva no Festival Elas por Elas

Na noite da sexta-feira(3), o Diretório Municipal do PT oficializou o nome da deputada federal Benedita da Silva para concorrer à prefeitura do Rio nas eleições deste ano. O nome de Benedita já havia sido lançado pelo partido como pré-candidata, após Marcelo Freixo (PSOL) ter desistido de disputar a prefeitura em uma chapa de coalização com o PT.

O encontro virtual do PT carioca que oficializou o nome de Benedita contou com as participações do ex-presidente Lula, da ex-presidente Dilma, da presidente nacional do partido, Gleisi Hoffmann, do ex-prefeito de São Paulo e candidato à presidência em 2018, Fernando Hadadd, além de várias outras lideranças petistas, comunitárias e representantes de movimentos sociais e sindicais.

O ex-presidente Lula afirmou durante a live que Benedita da Silva tem que a fazer a campanha reafirmando o compromisso do PT de dar vez e voz a aqueles que não tem. “Para provar que uma mulher preta de 78 anos pode fazer muito mais que todos os doutores brancos que governaram o Rio de Janeiro”, enfatizou o ex-presidente.

Ele também alertou que os adversários vão fazer de tudo para derrotar Benedita, a exemplo do que foi feito em 92, através de uma armação das elites através da exibição de um vídeo com imagens de um arrastão em praias cariocas. “Mas a história, dessa vez, é outra”, disse Lula.

A pré-candidata Benedita da Silva afirmou que se vencer as eleições pretende resgatar a felicidade para o povo carioca e de atuar para melhorar as condições de vida. “Cabe à minha candidatura juntar o povo que está no morro e oferecer a ele economia criativa, mais médicos, mais empregos dignos e transporte coletivo decente”.

As candidaturas de vice-prefeito e de vereadores pelo PT do Rio ainda serão definidas pelo diretório municipal.