Eleições 2024: Gleisi mobiliza militância em Hortolândia, Campinas e Sumaré, em SP

Presidenta dialoga sobre a construção de chapas do PT, Federação e aliados estratégicos para a disputa municipal do ano que vem. SP é o 12º estado visitado por Gleisi

Renan Fernandes /ass ver Willian Souza

Presidenta Nacional, Gleisi Hoffmann, na plenária de Sumaré (SP)

A presidente Nacional do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), visitou nesta segunda-feira (4) três cidades do Estado de São Paulo para articular a estratégia do PT para as eleições de 2024.

São Paulo é o 11º estado em que a presidência prepara o partido , debate com seus dirigentes e dialoga com aliados da Federação Brasil da Esperança sobre a representatividade de candidaturas de mulheres, negros e jovens capazes de sair vitoriosas das urnas.

Gleisi já esteve já esteve no Amazonas, Bahia, Distrito Federal , Goiás , Mato Grosso, Minas Gerais , Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina .

Em seus discursos aos dirigentes, aliados e à militância, a presidente Gleisi tem orientado para que a definição dos pré-candidatos seja feita ainda neste ano, prazo para que os nomes tenham condições e tempo hábil de articular suas candidaturas às prefeituras e câmaras municipais.

O presidente do PT diz que está em jogo a derrota da extrema direita e a política de sustentação do governo do presidente Lula, que derrotou Bolsonaro nas urnas Bolsonaro, apesar de o bolsonarismo continuar vivo.

Segundo ela, a diversidade brasileira precisa estar representada na chapa do partido que vai concorrer aos executivos e legislativos municipais.

A agenda começou pela cidade de Hortolândia, com encontro de mulheres militantes do PT na cidade. Em Campinas, Gleisi participou de almoço e reunião com a executiva municipal do diretório do PT e representantes da Macro e pré-candidatos do partido na região. A plenária, organizada pela PT de Campinas, reuniu cerca de 300 pessoas, entre dirigentes e representantes de movimentos sociais locais.

Participaram do almoço Pedro Tourinho, partidos aliados e representantes da Federação Brasil da Esperança na região do Campo Grande, em Campinas.

“Fiquei muito feliz aqui com o resultado da plenária que vocês fizeram, da unidade política, da disposição de luta, e é isso que a gente precisa. E tenho certeza que com o Pedro aqui, com a nossa chapa de vereadores, vamos fazer muito bonito em 2024”, afirmou Gleisi, referindo-se a Pedro Tourinho, nome do PT colocado como pré-candidato à Prefeitura de Campinas no próximo ano.

O presidente disse que o município é prioridade para a direção Nacional do PT. “Tenho certeza de que vamos construir uma belíssima chapa de vereadores, que hoje temos três e vamos ter seis ou mais. E a nossa Federação também precisa de avanço. É isso que vai nos dar condição e capilaridade para continuar, inclusive, esse projeto nacional”, comentou.

Ao lado do ex-deputado e dirigente Luiz Turco, Gleisi elogiou a direção estadual do PT de São Paulo. “Parabéns porque vocês estão dando uma demonstração de fazer política com pê maiúsculo. Eu não tenho dúvidas, é o caminho do sucesso”, discursou.

Tourinho é médico sanitarista, professor, foi vereador por dois mandatos e já disputou o Executivo da cidade.

Durante a plenária, Gleisi recebeu diversos presentes de militantes por conta de seu aniversário na próxima quarta-feira (6).

Essa atividade contou ainda com a presença do deputado federal Kiko Celeguim e representantes da Macro PT da região.

Em seguida, Gleisi, que é deputada federal eleita pelo estado do Paraná, foi para o município de Sumaré, onde se reuniu na sede do diretório com dirigentes, vereadores, militância e representantes de entidades, dialogando com aliados a estratégia do PT para 2024.

Veja a galeria de imagens das plenárias do PT com a presidente Gleisi em Sumaré, Campinas e Hortolândia.