Em seminário, PT apresenta soluções à retomada do crescimento

Promovido pela FPA e bancadas do PT na Câmara e no Senado, evento reuniu especialistas para propor alternativa à política recessiva do golpista Temer

Lula Marques/Agência PT

O presidente do PT, Rui Falcão, fala durante o seminário

Com o objetivo de apresentar propostas para o desenvolvimento, a soberania e a inclusão social no País, as bancadas do PT na Câmara e no Senado, em parceria com a Fundação Perseu Abramo (FPA), realizaram o seminário “Estratégias para a Economia Brasileira” na segunda-feira (24) em Brasília.

Na mesa de abertura, os líderes das bancadas na Câmara, deputado Carlos Zarattini (SP), e no Senado, senadora Gleisi Hoffman (PR), destacaram que, além de propor uma alternativa econômica à política recessiva implementada pelo usurpador Michel Temer, o evento também visou propor soluções para a retomada do crescimento econômico com distribuição de renda.

“Não podemos deixar prosperar a visão de que o ajuste fiscal resolve os problemas do País. Não achamos possível desenvolver um País com mais de 200 milhões de pessoas aceitando essa visão tacanha”, destacou Zarattini.

Já a líder Gleisi disse que após 13 anos de governo, o Partido dos Trabalhadores possui experiência para propor soluções ao Brasil.

“Esse é o começo da nossa caminhada para construirmos uma estratégia de desenvolvimento inclusivo e soberano, a exemplo do que já ocorreu nos últimos 13 anos de governo de Lula e Dilma, e que mudou a vida dos brasileiros. Temos condições de avançarmos ainda mais”, ressaltou.

Instrumentos de desenvolvimento para a indústria brasileira

Na primeira mesa de debates, especialistas da área econômica discutiram os instrumentos de desenvolvimento para a indústria brasileira.

Para a professora do Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia, Vanessa Petrelli, a participação do Estado é fundamental para o setor.

“Temos que desmistificar o discurso de que o crescimento econômico nos últimos 13 anos foi baseado apenas no consumo. O investimento cresceu mais que o consumo por conta da ação das estatais como a Petrobras e da União, estados e municípios e dos financiamentos dos bancos públicos, como o BNDES”, afirmou.

Especificamente sobre a Petrobras, o ex-presidente da companhia nos governos de Lula e Dilma, José Sérgio Gabrielli, lembrou a importância que a empresa teve nos governos do PT e os ataques que atualmente sofre com a política de desnacionalização do governo golpista de Temer.

Ex-presidente da Petrobras nos governos de Lula e Dilma, Sérgio Gabrielli

“A Petrobras, com apoio do BNDES, era uma âncora no processo de desenvolvimento da cadeia produtiva do setor de óleo e gás, que chegou a gerar um milhão de postos de trabalho anualmente com investimentos da ordem de US$ 40 bilhões. Hoje, esta ação está sendo desmontada com a retirada da política de conteúdo nacional, a saída da Petrobras do setor de gás – com a venda do controle de gasodutos – e o abandono da política de refino no Brasil”, disse.

Já o professor de Economia da Universidade de Campinas (Unicamp), Fernando Sarti, alertou que o discurso de abertura indiscriminada do Brasil à participação do capital estrangeiro pode fragilizar ainda mais a indústria nacional.

“A compra acelerada de indústrias brasileiras por estrangeiras aponta que estamos em um processo de desnacionalização da nossa indústria. E sem indústria forte não há desenvolvimento, soberania e inclusão social”, ressaltou.

Cenário Internacional e macroeconomia para o desenvolvimento

Na parte da tarde, as discussões foram em torno da macroeconomia para o desenvolvimento e a influência do cenário internacional na área.

Na análise da professora da Faculdade de Economia da Universidade de São Paulo (USP), Laura Carvalho, entre 2005 e 2010, o Brasil teve três pilares de crescimento no modelo de macroeconomia, ajudado pelo cenário de fora: o investimento em infraestrutura e investimentos públicos, o acesso ao crédito e a distribuição de renda enquanto motor do mercado interno.

“O acesso ao crédito acompanhou a trajetória de crescimento e ajudou a massificar o consumo, ajudando a sair da crise em 2008. Mas isso só funciona quando há outros pilares juntos. E a distribuição de renda como motor do mercado interno tem tudo a ver com o tipo de país que a gente tem. Lula costuma repetir isso, e de fato parece ter sido um motor muito importante, não apenas pra redução da pobreza e inclusão no mercado de consumo, mas para o desenvolvimento econômico”, salientou.

Para a professora, mesmo esses três pilares funcionando e tendo sido impulsionados pelo cenário externo, o modelo tem seus limites e não necessariamente pode ser replicado em cenário futuro.

Professora da Faculdade de Economia da USP, Laura Carvalho, fala no Seminário do PT

Já o professor do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Carlos Bastos, focou sua palestra nos dogmas da macroeconomia a serem derrubados, como o dogma de que a inflação tem causa única e reduz o salário real, o mito de que o consumo excessivo teria alguma relação inversa com o investimento.

Bastos ainda destacou algumas estratégias possíveis a serem implementadas: “Que o gasto público é fundamental para sair da recessão e para a manutenção do nível de emprego elevado no longo prazo, mesmo à custa de déficits públicos. E que é possível executar uma política expansionista evitando-se o déficit se a elevação do gasto for acompanhada da elevação da carga tributária”.

Na mesma mesa, o senador e coordenador do Núcleo de Economia da Bancada do PT no Senado, Lindbergh Farias (RJ), destacou a importância do partido realizar um encontro como este “para discutir soluções e apresentar pontos para reflexão, até para um futuro governo nosso”.

O evento contou com a presença do presidente nacional do PT, Rui Falcão, e dos líderes da minoria na Câmara, José Guimarães (CE) e no Senado, Humberto Costa (PE), os governadores Wellington Dias (PI) e Tião Viana (AC), o ex-governador da Bahia Jaques Wagner, senadores e deputados federais da legenda, além ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que participou da mesa de encerramento do seminário.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do PT na Câmara

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast