Estudos monitoram desmandos políticos e econômicos de Temer

A publicação Alerta tem o objetivo de monitorar a situação do País e acompanhar o desmonte das políticas públicas e os retrocessos

O acompanhamento permanente dos indicadores econômicos sempre foi um instrumento importante para a atuação parlamentar da Bancada do PT no Senado. Esses levantamentos de dados estatísticos e análises agora estão sendo partilhado também com estudiosos, gestores e deputados e vereadores progressistas, com o lançamento dos boletins Alerta, elaborados regularmente pela assessoria técnica da Liderança do PT.

Desde abril, já foram publicados quatro estudos, três de análise econômica e um sobre a política externa. O trabalho é fundamentado em dados oficiais, divulgados por órgãos públicos como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Sistema de Orçamento e Planejamento (Siop) e Banco Central, instituições internacionais, como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e a Organização das Nações Unidas (ONU), entre outras.

“O Alerta tem o objetivo de monitorar a situação do País e acompanhar o desmonte das políticas públicas e os retrocessos promovidos pelo atual governo, para subsidiar uma intervenção política consistente na atual conjuntura”, explica o administrador Édrio Nogueira, que integra a equipe técnica responsável pela elaboração dos estudos—composta também pelos economistas Antonio Negromonte, Bruno Moretti e Gustavo Falcão, todos integrantes do corpo técnico da assessoria da Bancada do PT no Senado.

Coube ao sociólogo Marcelo Zero, assessor da Bancada para Relações Exteriores e Defesa Nacional a análise dos dados sobre política externa, que apontam a destruição do processo de integração regional liderado pelo Brasil durante os governos Lula e Dilma. “O abandono do Mercosul e da Unasul e o desdém de Temer para com a política de inserção altiva e autônoma do Brasil no mundo reduziu a presença do País e sua importância no cenário global”, alerta o sociólogo.

Do PT no Senado